sexta-feira, 5 de abril de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE ITAPETINGA-BA,MINISTÉRIO PÚBLICO MANDA APURAR DENÚNCIA DE EXTRAÇÃO DE AREIA NO RIO PARDO COM USO DE “DRAGA” SEM AUTORIZAÇÃO…

UMA OPERAÇÃO EM CONJUNTO DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E GUARDA MUNICIPAL APURA DENUNCIAS DE EXTRAÇÃO DE AREIA COM O USO DE DRAGA  SEM AUTORIZAÇÃO.

                  
O promotor de Justiça, Dr. José Junseira Almeida de Oliveira, após receber denúncia no escritório regional do Ministério Público, de extração de areia lavada no Rio Pardo com utilização de draga sem autorização e em desacordo com as leis vigentes, solicitou que a denúncia fosse apurada pelos fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Na manhã desta quinta-feira (04/04), fiscais da SEMA e uma guarnição da Guarda Municipal empreenderam diligência até a Fazenda Santa Maria, localizada na região do Rio Pardo, há 26 km de Itapetinga, com entrada há 01 km da Balsa de Hermógenes, à esquerda da estrada.

No interior da referida propriedade, os fiscais da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente), Nilton Barbosa “Cabo Barbosa”, Dodó e Aleandro Guerra, os Guardas Municipais Alexandre, Hércules Ferreira e Joabe acompanhados do presidente da Defesa Civil, Sizinio Neto, encontraram às margens do Rio Pardo, uma draga desativada já há algum tempo, mangotes e tubos de aço de 06 polegadas (150mm), duas bancadas de areia na parte alta da margem do Rio com bastante areia lavada, rastros de pneus de caçambas no local, evidência de que a extração de areia estava ocorrendo na localidade.

Seguindo pela margem direita do Rio Pardo, a equipe localizou, há 01 km à frente, uma segunda Draga com sinais de que estava operando.

Material encontrado no Local:
No local foram encontrados tambores que servem para armazenar óleo diesel, tonéis vazios, tubulação de PVC de 100 mm (04 polegadas), mangotes espalhados no meio do pasto, duas bancadas de areia na parte alta do barranco de acesso à margem do Rio Pardo, sinais de uso de transporte no local, um Fiat Uno e uma motocicleta debaixo de uma cobertura improvisada na margem do referido rio.

A Draga estava com a parte traseira na água e a outra em terra seca, inclusive o tubo extrator estava ligado ao equipamento. Alguns minutos depois, chegou um vaqueiro de prenome “RIVAS”, com intuito de saber o que estava ocorrendo no interior da propriedade, ao verificar que havia uma viatura no local.

1-Os fiscais tomaram conhecimento de que a “Draga” encontrada no local funcionou na manhã da última quarta-feira (03/04), extraindo areia nesse trecho do Rio Pardo, inclusive houve o transporte de duas caçambas do material para a cidade de Itapetinga;

2-Que a primeira “Draga” encontrada é de propriedade do Sr. Jorge da Vila Riachão, morador da cidade de Itapetinga, equipamento que está desativado há cerca de um ano, estando o mesmo na margem do rio;

3-Que nesse trecho a extração de areia está ocorrendo com o uso da segunda draga encontrada, equipamento de propriedade do Sr. José Eduardo, também proprietário da referida fazenda, morador de Itapetinga;

4-Foram catalogadas quatro bancadas de areia, duas em cada trecho de extração com grande volume do material;

5-Encontrada tubulação de 100 mm (04 polegadas) – da bancada de areia até uma capineira, trecho de aproximadamente 120 metros de extensão, para reutilização da água através de gravidade.

6-Houve apreensão de algumas peças da primeira “Draga” para impedir seu funcionamento; Entrega de Notificação ao vaqueiro da referida fazenda, para apresentação da suposta “Autorização e Licença Ambiental” por parte do proprietário;

7-Notificação de que a areia e os equipamentos encontrados no local estavam apreendidos e não podem ser removidos pelo proprietário até que tudo esteja devidamente esclarecido.

Vale ressaltar que o vaqueiro “RIVAS” apresentou aos fiscais, uma espécie Requerimento de Autorização de Pesquisa, oriundo do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), datado de 06 de dezembro de 2010, com validade até o dia 06 de dezembro de 2012, constando a identificação do material pesquisado (JAZIDA DE AREIA PARA CONSTRUÇÃO CIVIL).

Questionado sobre a Licença Ambiental e Autorização de Extração, o vaqueiro não soube responder, disse apenas que levaria o fato ao conhecimento do seu patrão (Sr. José Eduardo).

O material apreendido pelos fiscais foi encaminhado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, devendo permanecer no local até que a documentação seja apresentada em tempo hábil pelos responsáveis que já foram ou serão notificados.















GUARDA MUNICIPAL DE ITAPETINGA (BA) E POLÍCIA MILITAR PRESERVARAM LOCAL DE MAIS UM DE HOMICÍDIO NA CIDADE

                        
A Polícia Civil de Itapetinga tomou conhecimento de um homicídio ocorrido na Vila Isabel, na noite desta terça-feira (02/04), através do Disk PC (197), tendo como vítima, a pessoa de Evaldo Mendes Santos, 32 anos, residente no bairro Vila Isabel, que foi alvejado por vários disparos de arma de fogo, quando se encontrava na porta de um bar, localizado na 1ª Travessa Joselito Ramos, bairro Vila Isabel.
De acordo testemunhas, a vítima (Evaldo Mendes) foi surpreendida por três elementos que já chegaram atirando. A vítima foi abatida no local e não teve chance de fugir. Os assassinos fugiram a pé, em direção ao bairro Nova Itapetinga. Evaldo era mecânico e foi atingido por quatro disparos de arma de fogo de calibre ainda não identificado.
                       
A equipe do SAMU 192 foi acionada, mas ao chegar no local percebeu que a vítima já estava sem vida. Os peritos do DPT de Itapetinga e policiais civis, acompanhados do delegado plantonista, Dr. José Robson estiveram no local para efetuar o levantamento cadavérico. O corpo de Evaldo foi removido pelo DPT e encaminhado para o IML de Vitória da Conquista para necropsia.
Vale ressaltar que a Guarda Municipal e policiais militares permaneceram no local do crime, aguardando a chegada da Policia Civil e do DPT. A autoria e a circunstâncias do crime estão sendo investigadas pelo delegado plantonista, Dr. José Robson. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

GCM atira, mata um e fere outro assaltante em tentativa de roubo

                  

                  

                  
Crime aconteceu após dupla entrar em um mercado no Jardim do Lago, local onde o agente estava
Uma tentativa de roubo a um mercado, na noite de ontem, na Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva, no Jardim do Lago, terminou com um rapaz morto e outro ferido.
O autor dos disparos foi um guarda civil municipal, de 30 anos, que estava à paisana no interior do estabelecimento comercial. O GCM Sobrinho, acompanhado do colega Edemário, informou que dois criminosos anunciaram o crime quando, por volta das 20h30, havia algumas pessoas em frente do comércio.
A reportagem apurou que o jovem baleado chamava-se Felipe, de aproximadamente 25 anos. O nome do rapaz que o acompanhava é T.L.V., de 24 anos, que ficou com o braço direito ferido. A Polícia Militar também foi acionada ao local, onde o tenente Roney contou que a dupla havia chegado na motocicleta Honda Fan 150, EKF-2911/Limeira, estacionada na Rua José Maluf, ao lado do mercado. Informações preliminares davam conta de que o veículo havia sido roubado.

Publicado em http://gazetainfo.hospedagemdesites.ws/site/index.php?r=noticias&id=16389

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) FLAGRA HOMEM ROUBANDO PLANTAS DE ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE DAS DUNAS


                 
Um homem de iniciais J.C.J foi flagrado roubando plantas na manhã de hoje (2), nas imediações do bairro de Praias do Flamengo. Através de uma denúncia na UNIDUNAS, agentes da Guarda Municipal de Salvador (GMS) abordaram o rapaz, que trafegava tranquilamente com orquídeas do Parque das Dunas.
Enquanto caminhava na Avenida Jose Augusto Tourinho Dantas, às margens do Parque, o ladrão foi abordado por um morador que passava de carro pelo local. "Conheço o trabalho da UNIDUNAS e questionei o homem sobre as plantas. Ele afirmou que as venderia então eu disse que um rapaz compraria todas na sede do Parque", descreveu o morador que não quis se identificar.
O meliante demonstrava não ter ciência que cometia um crime, apesar das placas de sinalização no entorno do Parque, e seguiu para a sede com o morador, onde encontrou Jorge Santana, presidente da UNIDUNAS e agentes da Guarda Municipal. "Ele confessou que as orquídeas foram retiradas de dentro da nossa poligonal. É complicado pois, além de prejudicar o meio ambiente, prejudica pesquisas acadêmicas que são promovidas aqui", afirmou Santana.
Apesar de se caracterizar como crime, a instituição trata o fato de forma diferenciada. "Colocamos o rapaz para assistir um vídeo do nosso projeto, conhecer o nosso trabalho e os instruímos mostrando a importância de se preservar o meio ambiente. É uma medida socioeducativa, não estamos aqui para prender ninguém", ressaltou o presidente. Mas se o invasor for flagrado novamente, a história muda. "Os dados dele estão registrados nos nossos arquivos. Se reincidir, encaminhamos o cidadão à delegacia", afirmou o agente da Guarda Municipal.

Por Felipe Santana
Fonte: http://www.unidunas.com.br/site/noticiaDetalhe.asp?noticia_id=553

GUARDA MUNICIPAL DE JEREMOABO (BA) RECEBE NOTA DE APLAUSOS DA PREFEITURA

               
                             Guarda Municipal de Jeremoabo – BA.
Alguns dos integrantes da Guarda Municipal que evitaram uma tragédia na serra da santa Cruz na sexta-feira Santa.
A Guarda Municipal de Jeremoabo recebeu Nota de Aplausos da Prefeitura Municipal de Jeremoabo pela ação da última sexta-feira santa quando servidores da insituição evitaram o suicídio de uma jovem, cujo teor é o seguinte:

                                               Nota de Aplausos


A Prefeitura Municipal de Jeremoabo parabeniza os Guardas Municipais Marcelo Lima, Heraldo Santana, Vinicius Lima, Cícero de Oliveira, Damião Souza, Edvaldo Dantas, Jader Oliveira e o Comandante Alex Oliveira, pela brilhante e rápida atuação, na última sexta-feira da Paixão, quando evitaram que uma menor pulasse do alto da Serra da santa Cruz, numa altura de aproximadamente 60 metros, nas tocas consideradas de difícil acesso, dificultando mais ainda a ação dos servidores.
Ações como essa engrandecem a valorosa Associação dos Guardas Municipais.


Anabel de Sá Carvalho (Prefeita)
Michelly Varjão (Secretária de Administração)


Fonte: http://www.jeremoabo.com.br

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO (BA) REALIZA MAIS UMA PRISÃO NOS ARCOS DA PONTE PRESIDENTE DUTRA

              
No último domingo (31/03), uma equipe da Guarda Municipal de Juazeiro/BA prendeu nos Arcos da Ponte Presidente Dutra, no Centro da cidade de Juazeiro e apresentou na 17º COORPIN, Danilo Amaral da Silva, de 29 anos de idade. Ao realizar uma busca pessoal no mesmo a equipe da Guarda Municipal encontrou em seu poder uma trouxinha contendo 10 (dez) pedras de uma substância de cor amarelada endurecida, supostamente crack.


Fonte: Blog do Geraldo José/Blog Diniz K-9

GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA) CONTARÁ COM CICLO PATRULHA


A Guarda Municipal de Feira de Santana contará com ciclo patrulha. Na véspera do aniversário de 120 anos da corporação – 25 de março - prepostos apresentaram o novo serviço que será integrado às atividades da instituição.
No domingo (24/03), acompanhados por várias pessoas, eles percorreram algumas avenidas da cidade. A concentração foi no Espaço Marcus Moraes. A previsão é que até o final de abril a ciclo patrulha esteja atuando. Inicialmente vão trabalhar nas avenidas Presidente Dutra, Getúlio Vargas e Maria Quitéria.
O secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mauro Moraes, informa que a iniciativa visa preservar os equipamentos públicos de depredações, bem como a segurança das pessoas que utilizam esses espaços para praticar atividades físicas.
Os guardas municipais receberão treinamento através do Curso de Formação de Patrulha Comunitária de Bicicleta com profissionais do Estado de São Paulo. As bicicletas são padronizadas, na cor azul e com identificação da instituição e da Prefeitura e dispõem de sirenes e lanternas. As patrulhas terão equipamentos de proteção individual, fardamento e protetor solar.
A guarda municipal Telma Pinheiro é a primeira mulher da corporação a integrar a equipe, que inicialmente será composta de 12 pessoas. “É um desafio e uma honra representar as mulheres da Guarda Municipal na ciclo patrulha. E mostrar que também temos competência para isso”, diz.
As atividades em comemoração pelo aniversário da Guarda Municipal prosseguem nesta segunda-feira, 25, com homenagens no estacionamento em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, a partir das 8 horas.


Fonte: SECOM

segunda-feira, 1 de abril de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO (BA) PRENDE AUTOR DE FURTO NO BAIRRO MARINGÁ

                         
Por volta das 14 horas desta sexta-feira, dia 29/03, uma equipe da Guarda Municipal de Juazeiro ao realizar rondas nas proximidades do Mercado Arnaldo Vieira no Alto da Maravilha, observou dois indivíduos em atitudes suspeitas. Ao avistarem a viatura jogaram ao chão um aparelho de DVD da marca Lennox, uma máquina de cortar cabelo da marca Vicini, uma calça da marca Ellus, uma bermuda da marca Maremoto, além da quantia de R$ 79,00 (setenta e nove reais). Foi detido à pessoa de Breno da Silva, de 18 anos, que assumiu ter furtado uma residência no bairro da Maringá. Quem sentir por falta deste material, procurar a delegacia de polícia em Juazeiro.


Fonte: Blog do Geraldo José

domingo, 31 de março de 2013

GM DE ITAPETINGA:MULHERES BRIGAM POR CAUSA DE HOMEM E VÃO PARAR NO HOSPITAL…

                 
Tarde de sábado (30/03) na Central de Abastecimento: Durante uma discussão por causa de ciúmes do marido, a Sra. Tânia Lopes Nascimento, 42 anos, natural de Canavieiras-BA, residente em Itapetinga no Conjunto Habitacional Habitar Brasil, bairro Américo Nogueira, entrou em vias de fato com a Sra. Eunice Pereira dos Santos, 48 anos, a qual é andarilha e não tem endereço fixo, e mordeu sem piedade, o braço direito e os lábios da mulher, causando lesões com sangramento.
A agressora foi detida pela Guarda Municipal através da guarnição – composta pelos GMs Marciano, Venilson e Adriano, que a colocou na viatura S-10 e permaneceu esperando pela liberação da vítima. A GM acionou o SAMU 192, que chegou rapidamente e prestou socorro à vítima, encaminhando-a ao Hospital Cristo Redentor (HCR), onde foi suturada e em seguida liberada.
Na sequência a Guarda Municipal conduziu vítima e agressora para o plantão do Complexo Policial, deixando a dupla a disposição da delegada Dra. Ana Cristina, que vai adotar procedimento de praxe.