quinta-feira, 21 de março de 2013

GCMs de Santo André sofrem tentativa de assalto e marginal acaba morto e outro ferido

                
       Avenida Costa e Silva com Nova Zelândia é constante a ação de marginais nessa região
Um GCM matou na madrugada desta quinta-feira um meliante acusado de tentativa de roubo em um cruzamento na região do Parque Capuava, em Santo André área de grande incidência de roubos. O caso aconteceu por volta da 1:00 h em um farol entre a Avenida Presidente Costa e Silva e a Rua Nova Zelândia. Além do marginal que morreu, um comparsa foi ferido na ação, mas não corre risco de morte, de acordo com informações da Guarda.
O GCM A.H., de 28 anos, estava voltando para casa com a sua noiva E.S, 30, também GCM, quando os dois suspeitos saíram de uma vegetação que ficava ao lado do cruzamento e correram para a porta do motorista e do passageiro para tentar roubar o casal. Neste momento, os GCMs sacaram suas armas e atiraram contra os dois homens marginais que tentaram os agredir após ambos se identificarem, segundo a GCM.
O egresso do sistema penal Thiago Gabriel Lissone, 32 anos, preso por tráfico de drogas em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, acabou morrendo com o tiro. Já o comparsa, José Vagner de Araújo Oliveira, 27, que também já tinha passagem, foi atingido e acabou sendo levado para o Centro Hospitalar Municipal de Santo André.
A ocorrência foi encaminhada para o 2°DP (Parque das Nações) da cidade.

GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA) É HOMENAGEADA NA CÂMARA DE VEREADORES

                  
Guardas Municipais de Feira de Santana compareceram na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (21/03), durante sessão especial em homenagem aos 120 anos da corporação. O evento fez parte da comemoração pela passagem da data, que será celebrada na próxima segunda-feira, 25.
O guarda municipal Marcos Vinícius de Oliveira Dantas palestrou sobre a história da corporação, a segunda mais antiga do país. Fotos, publicações em jornais e documentos históricos, como o Decreto Municipal de 25 de março de 1893, que criou a instituição, marcaram a apresentação.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Justiniano França, elogiou a atuação da Guarda Municipal durante todos esses anos. “A corporação é um grande patrimônio do nosso município. E os guardas municipais que aqui estão são os responsáveis pela evolução da instituição nos últimos anos. Tenho que certeza que na atual gestão novas conquistas virão”, falou.

                  
O secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mauro Moraes, destacou o orgulho em poder contribuir com a causa da instituição. “Pelo que estamos construindo, essa corporação atenderá ao meu sonho, que é sermos a melhor Guarda Municipal do país. Viva ao sangue azul”, afirmou.
Mauro Moraes falou ainda sobre o novo brasão da instituição, o projeto de implantação da ciclo-patrulha e a meta de aumentar o efetivo. O secretário também anunciou a criação da Medalha Intendente Freire, que vai homenagear anualmente - no dia 25 de março - os guardas municipais que se destacarem em suas funções.

               
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Roberto Tourinho, parabenizou a corporação pela data e destacou o suporte dado a ações como o combate a poluição sonora, poluição visual e de desocupação das áreas de preservação ambiental. A vereadora Eremita Mota entregou à corporação uma placa da Câmara Municipal, que a homenageia pelos 120 anos. Também esteve presente o secretário de Comunicação Social Valdomiro Silva. (Ordachson Gonçalves)

Fonte: http://rotapolicialfsa.blogspot.com.br/2013/03/guarda-municipal-de-feira-homenageada.html

GUARDA MUNICIPAL DE ITAMBÉ (BA) FLAGRA MENOR COM DROGAS NA PORTA DE ESCOLA E EM FRENTE A DELEGACIA

                         
Por volta das 19:30hs de ontem, 21/03, os GCM´s José Antonio e Divanildo Dias perceberam que tinha um rapaz em atitude suspeita em frente a Escola Aparício do Couto Moreira, ao ser abordado foi encontrado em poder do menor de iniciais G.S.L. 07 pedras de Crack.
O menor foi conduzido para delegacia e está a disposição da autoridade competente.


Fonte: Itambépopular.com

GUARDA MUNICIPAL DE JEQUIÉ (BA) DEMONSTRA PROFISSIONALISMO

                  

A Guarda Municipal de Jequié esta passando por um curso de formação de guardas municipais baseado na grade curricular de formação de Guardas Municipais da Secretária Nacional de Segurança Pública – SENASP/Ministério da Justiça e nesta segunda-feira, dia 18 de março, em uma demonstração de profissionalismo e compromisso com a comunidade suspenderam as atividades do curso para atender a determinação da prefeita Senhora Tânia Brito de retornar às atividades funcionais em caráter de urgência, já que o sindicato dos professores APLB avisou que só iniciaria as aulas se tivessem a segurança da Guarda Municipal nas escolas. O comandante da Guarda Municipal, o GM Classe Especial Frankney, de imediato entrou em contato com o presidente da Associação dos Guardas Municipais de Jequié – AGMJ, o GM Classe Especial Farias, e com os demais guardas municipais e informando o caráter de urgência, momento em que todos os guardas se colocaram a disposição do Comandante para fazer valer o direito do cidadão.
“A Guarda Municipal de Jequié há muito vem prestando relevantes serviços à comunidade jequieense, e não seria agora que iria deixar de cumprir com seu dever”, diz Farias presidente da AGMJ.


Fonte: Associação dos Guardas Municipais de Jequié - AGMJ

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) SOFRE EMBOSCADA DE TRAFICANTES NO BAIRRO DE SARAMANDAIA NA CAPITAL BAIANA

                   

Um guarda municipal sofreu uma emboscada nesta quarta-feira, dia 20/03, no bairro de Saramandaia, na região de Pernambuês em Salvador. Segundo informações 6 meliantes armados efetuaram vários disparos contra o guarda municipal Linesio que estava em frente a sua residência, entretanto apenas um projétil o acertou e ficando alojada na coxa esquerda. “Nasci de novo”, relatou o GM após receber alta do Hospital Ernesto Simões Filho para o qual foi encaminhado.
                    
                             Projétil alojado na coxa do Guarda Municipal
O GM Linesio estava recebendo várias ameaças de traficantes pelo mesmo ter se tornado agente da guarda municipal, chegando a receber recados que ele deveria ir embora do local onde morava ou então poderia pagar com a vida. Ele permaneceu até hoje à tarde no local, quando foi surpreendido por diversos disparos de arma de fogo, onde os bandidos foram até a sua residência para executá-lo, porém no momento da ação os meliantes foram surpreendidos pela reação do irmão, que conseguiu salvar a vida de Linesio. A família teve que ir embora as pressas do local onde reside há muitos anos com medo das novas ameaças e retaliações.

Fonte: FEBAGUAM

segunda-feira, 18 de março de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE UNIÃO DOS PALMARES (AL) É ASSASSINADO


Fábio servia a Guarda Municipal de União dos Palmares
O guarda municipal Fábio Borges, de 31 anos, foi executado na noite deste sábado, dia 16, quando trafegava pela Avenida João Lyra Filho, em União dos Palmares. Fábio estava dentro de seu veículo, um Uno, de cor branca e placa MUK – 5232, no momento que foi surpreendido por dois homens encapuzados em uma motocicleta.
Segundo testemunhas, a vítima não esboçou nenhuma reação. Os atiradores agiram rápido e fugiram do local logo após o delito. No interior do veículo de Fábio a polícia encontrou duas armas, contendo doze munições (seis cada) intactas. As armas encontradas eram de calibres 38 e 6.35.
Os tiros perfuraram o ombro, o coração, o punho e também o abdômen do guarda municipal. Fábio chegou a ser socorrido e encaminhado a uma unidade hospitalar da cidade, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer. Outros projéteis perfuraram vidros e a lataria do automóvel.
A polícia ainda investiga as motivações do crime e detalhes da autoria.

Fonte: http://www.alagoas24horas.com.br

Prefeito promete 2.500 agentes para a Guarda Municipal do Recife

Geraldo Julio promete 2.500 agentes para a Guarda Municipal do Recife

               
Recife vai ter a Guarda Municipal com o maior número de homens por habitante de todas as capitais brasileiras, com 2.500 agentes. Pelo menos esta foi a promessa feita na manhã desta sexta-feira pelo prefeito Geraldo Júlio, durante a solenidade de transmissão do cargo de comandante da corporação.
Assumiu o cargo hoje o inspetor Marcílio Domingos, em substituição ao também inspetor Flávio Romarico, que assumirá cargo na Secretaria municipal de Mobilidade e Controle Urbano.
Na ocasião, o gestor também destacou a importância de equipar a GMR da melhor maneira possível para que o município cumpra sua parte dentro do Pacto Pela Vida. “Liberamos nesta semana R$ 1 milhão para complementação dos fardamentos e equipamentos de proteção. Além disso, disponibilizamos R$ 300 mil para que seja feita a reforma na sede para melhorar as condições de trabalho”, adiantou Geraldo.

PONTO NOVO-BAHIA GUARDA MUNICIPAL ATENDE OCORRÊNCIA DE SEQUESTRO DE CRIANÇAS APÓS SOLICITAÇÃO POPULAR

                  

                  
A Guarda Municipal foi solicitada por uma senhora que trabalha como agente de saúde em Aroeira, povoado do município de Filadélfia/BA, a mesma relatou que haviam duas crianças (A. da S. e V.da S.) na estrada de terra com suspeita de sequestro. Ao chegar ao local encontramos três senhoras Anatalia Jesus Santana, Clotilde Maria Santos e Cleonir Batista Santos, que estavam muito nervosas e pedindo socorro, elas ainda disseram que um elemento desconhecido havia parado um carro, uma pick-up FIAT Strada de cor preta, que estava sequestrando o casal de crianças.A guarnição, chegando ao local constatou que o suspeito havia se evadido, a mesma resgatou as crianças e pediram apoio das polícias Civil e Militar e solicitaram a presença do Conselho Tutelar de Ponto Novo, para que encaminhassem as crianças a seus pais ou responsáveis.
Por várias horas o delegado local Dr. Cláudio e sua equipe foram em busca de localizar o elemento, sem êxito.

Fonte: Guarda Municipal de Ponto Novo/BA

GUARDA MUNICIPAL DE MARAGOJIPE (BA) É AMEAÇADO COM REVOLVER EM POSTO DE SERVIÇO POR COMANDANTE DA GM

                
Aconteceu, no dia 14 de março de 2013, um fato inusitado em Maragogipe, a terra onde tudo acontece, e quase nada é solucionado. Onde a impunidade corre solta e o diabo está andando ao seu lado. Invocamos a São Bartolomeu, guardião da porta do inferno, que ilumine esta guarda municipal.
O fato acontecido demonstra a inabilitação de um gerente do corpo da Guarda Municipal chamado Xavier. Fazendo sua ronda para averiguação dos serviços da Guarda Municipal, estacionou o veículo na frente da Secretaria de Educação, e chamou o guarda chamado Wagner que estava no posto, às 23h20, como demonstrado em sua ocorrência.
O guarda perguntou, antes de abrir a porta, quem estava chamando, e o gerente respondeu, é a ronda. Automaticamente, o guarda abriu a porta e o gerente perguntou: “Você me conhece?”, o guarda disse que não porque ainda não tinha sido apresentado, em seguida o gerente sacou e direcionou o revolver, partindo para cima do servidor ameaçando-o e mandando encostar-se à parede.
Apavorado e constrangido, o guarda até o presente momento está intimidado com esta situação, e com a atual postura do gerente que em vez de ficar na dele, ainda resolveu tirar sarro do servidor, fazendo piada da situação. Constrangendo e humilhando ainda mais o servidor municipal diante de toda a corporação com objetivo de intimidar os demais colegas de farda. Esta situação caracteriza abuso de poder e assédio moral, pois tanto a guarda escolar, quanto a Guarda Municipal, não tem porte de arma, porque este gerente tomou esta postura inadequada?
A sociedade exige que este comandante seja retirado do posto. Cadê a AGMEM? Cadê a FEBAGUAM que não fez nada até o presente momento? Cadê o SIFUPREMA? Pois hoje foi um susto, amanhã poderá acontecer o pior. O Ministério Público deve ser acionado. A impunidade não pode andar solta como está andando em Maragogipe.

Fonte: http://www.zevaldoemaragogipe.com/2013/03/em-ronda-gerente-da-guarda-de.html