sexta-feira, 21 de setembro de 2012


       
 Prefeito Jorge Costa destacou a importância da guarda para a segurança da cidade

A Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra comemorou nesta quinta-feira, dia 20, o aniversário de 18 anos da corporação e o convênio com o governo federal para a corporação poder acessar e consultar o banco de dados da união - o INFOSEG - (como placas de veículos e carteira de identidade dos acusados, para ver sobre sua situação criminal) que estará acessível no final desse mês. Entrega de medalhas e reconhecimento marcaram a festividade deste ano que contou com a presença de autoridades municipais, inspetores da GCM de Taboão e Osasco, além dos parceiros e familiares dos guardas.

O prefeito Jorge Costa destacou a importância da guarda para a segurança da cidade e pelos trabalhos prestados aos servidores públicos. Afirmou ainda que se despede da prefeitura da cidade com o dever cumprido principalmente perante a corporação, que segundo ele, recebeu investimentos grandes e plano de carreira. “Quem faz essa avaliação é a população, que se mostra satisfeita com os serviços prestados por vocês. Muito obrigado pelos trabalhos prestados”, disse.
João Pereira, secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, afirmou que a Guarda Civil é um presente que a cidade ganhou e que é muito bem vista pelos moradores da cidade. Ele disse ainda que é uma grande honra participar do 18º aniversário da corporação e agradeceu a corporação e o prefeito da cidade pelos trabalhos e investimentos na corporação. “Fui o responsável pela criação da GCM que recebeu diversos investimentos como a compra de viaturas, uniformes, cursos e legalização da corporação com a Polícia Federal. Hoje temos o porte de arma para trabalhar”, finalizou.

O comandante Marques destacou em sua fala que a corporação, em dois anos que está a frente da guarda, realizou cerca de oitos cursos com custo zero ao município feitos por meio de contatos e iniciativa privada. Entre eles estão o Curso de Treinamento de Tiro feito em dois anos seguidos (2011 e 2012), Segurança Ambiental junto a GCM de São Paulo, Formação de Inspetores junto a corporação de Embu-Guaçu, Operações Táticas para ROMU, Pilotagem com a GCM de Itapevi e Rocam da PM, Pilotagem avançada na Honda de Indaiatuba. “Tudo isso só foi possível com o trabalho integrado do comando, secretário de segurança e o prefeito Jorge Costa”, disse.
“Faço uma avaliação positiva do nosso trabalho. Nesse período investi em cursos de capacitação para melhorar e formar profissionais de ponta a serviço do município, protegendo o maior patrimônio que é o morador, criei a ROMU, o GTA, reformulei a dinâmica operacional, através da implantação de uma nova filosofia de trabalho, prova disso é o aumento de 70% de números de chamada para o telefone da corporação, o 153. Onde temos resposta rápida para os chamados”, frisou.

Emocionados, os GCMs Reginaldo, Adão, Damasceno, Cássio, Douglas, Laurindo, Formagio, Miranda, Gilmar, Nunes, Ivan. João Evangelista, Dos Santos, Barbosa, Alexandre, Davi, Paulino, Renato, Ladeia, Neves, Valdemiro e Salomão receberam as medalhas de terceiro grau.
Os guardas Prudes, Raimundo Pereira, Tonhole, Wiliam e Cândido receberam as medalhas de segundo grau, já Mendes, Walicek e Tegon a de primeiro, respectivamente, pelos relevantes serviços prestados.
A festa continuou na parte da tarde com um churrasco no sítio Santo Expedito.

 

GCM Mendes

GCM Cândido


GCM Wiliam


GCM Gilmar com secretário de segurança

Postado por PREZOTTO às 19:49

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

GCM Cotia / Corpo é encontrado queimado e enterrado no Tijuco Preto, em Caucaia



           
Por Fau Barbosa
Por volta das 10:00hs da manhã desse domingo(16), a base da Guarda Civil de Caucaia foi informada via denúncia anônima, que haveria um corpo enterrado em uma mata próxima ao Tijuco Preto.
A denúncia informava que o corpo havia sido queimado e enterrado em uma trilha no final da Rua Fenix, travessa da Estrada das Mulatas, e que estava em um local na mata onde "a terra estava remexida"
.
        
A viatura 1020, com os Gc´s Francielle e Soares foi para o local e lá encontrou uma cavadeira e uma enxada. Outras quatro viaturas da R3, sob o comando do CD Asche foram dar apoio à ocorrência. Ao cavarem o local indicado, encontraram o corpo de um homem.
         

                                    
            
            
                

Corpo queimado e enterrado na mata é retirado do local para ser levado ao IML
O corpo era de um homem branco, aparentemente com 1,75m de altura e cabelo curto. Ele continha algumas tatuagens artísticas e aparentemente se trata de um oriental. O homem vestia uma camisa Billabong, uma bermuda xadrez Foot Locker, cueca Hering e um tênis da marca Lacoste. Estava também com uma aliança dourada na mão esquerda.
O corpo não tinha marcas aparentes de tiro, mas apresentava ferimentos no queixo, e um enorme corte no abdômen e na virilha. Ele estava vendado, amordaçado e com as mãos amarradas para a frente com fita plástica.
Uma corda e um cobertor foram encontrados próximo ao local.
          
          
Saco contendo corda, um cobertor e vidro. Guardas recolhem ferramentas deixadas no local
          

           
Ao retirar o corpo da vala onde estava, os peritos verificaram que havia sangue em sua lateral, e pelo estado, acham que o homem pode ter sido morto nessa madrugada, queimado e depois enterrado.

Fotos: Fau Barbosa / Eduardo Clemente