sábado, 1 de setembro de 2012

A Guarda Municipal de Maringá deteve dois jovens acusados de roubar a bolsa de uma mulher na tarde desta quinta-feira (30), nas proximidades do Parque do Ingá.
Rafael Silva
Dupla foi detida logo após o roubo
As informações iniciais são de que a mulher passava pelo local por volta das 12h quando teve a bolsa roubada pelos jovens. Segundo o diretor da Guarda Municipal, Rogério Mello, a mulher foi à sede da Guarda pedindo socorro informar que havia sido vítima de assalto por dois homens. "Enquanto ela passava as características para a equipe que a atendeu, outros guardas em patrulhamento saíram em buscas e localizaram dois indivíduos cujas características coincidiam com a descrição, na Avenida Brasil. A dupla tentou fugir, jogou a bolsa na fuga e foi se esconder em um bar, mas foram detidos", diz.
Os suspeitos foram levados até a sede da guarda para o reconhecimento da vítima. Uma testemunha que viu a fuga encontrou a bolsa da vítima e a devolveu. A Polícia Militar (PM) foi acionada, e levou os acusados para a 9ª Subdivisão Policial (SDP).

Rafael Silva
            
                Dupla foi reconhecida pela vítima e levada à delegacia pela PM
fonte: odiario.com

GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA) REFORÇARÁ A SEGURANÇA NA EXPOFEIRA 2012

                  
         
                     20 homens vão trabalhar por noite durante o evento festivo

A segurança do parque João Martins da Silva será reforçada por um efetivo de 20 homens da Guarda Municipal diariamente, durante a Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2012). Os guardas terão o auxilio de quatro viaturas durante os oito dias da exposição, que acontece entre este domingo (2) até o dia 9 de setembro.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinicius Alves, a Guarda Municipal estará no parque das 18h até o final dos festejos de cada dia. Já nos dias 8 e 9 o comando vai disponibilizar 10 homens durante o dia e mais 20 à noite, devido ao grande movimento registrado neste período.
“Esperamos que a Expofeira desse ano também aconteça em paz, como foi em 2011. Como a festa deixou de ser privatizada e agora é para todo o povo, os índices de violência reduziram bastante”, ressalta o comandante da Guarda Municipal.
Os guardas estarão distribuídos na área de show e pelos stands e barracas montados no parque. Além disso, a Guarda Municipal vai dar um suporte à Secretária Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Feira Cidadã e fiscalização do comércio de produtos ilegais.

Fonte: http://www.feiradesantana.ba.gov.br/noticia.asp?id=12784

Guarda Municipal de Toledo recebe novas viaturas

Na manhã desta Quinta-feira (30), a Secretaria de Segurança e Trânsito recebeu viaturas para o patrulhamento urbano sendo 3 Ford Ranger e 5 Renault Duster, em uma Cerimonia em Frente à Prefeitura Municipal de Toledo. Estes veículos vieram através de um Convênio firmado entre Prefeitura Municipal e a Secretaria Nacional de Segurança (SENASP/MJ), projeto elaborado por Guardas Municipais que se dedicaram em benefício da Secretaria e dos próprios Guardas, o valor deste Projeto foi superior a R$1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais). No total este Convênio estruturou totalmente a Guarda Municipal, com 3 ranger, 7 Duster, 10 motocicletas, 184 coletes balísticos, e todos os equipamentos de vestuário, 212 coturnos, 62 rádios de comunicação, dentre outros materiais. Todo este equipamento vem a somar ao trabalho que está sendo realizado pela Guarda Municipal, e o maior beneficiado será a sociedade que poderá contar com um trabalho mais eficiente e rápido.

                  

                  

                  

                  
                   
                   
Associação dos Guardas Municipais de Toledo

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Nos dias 12 e 13 de setembro de 2012 o PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS INSPETOR JOEL MALTA DE SÁ se reunirá em Brasília, ocasião em que será discutido as seguintes tratativas:


31/08/2012
Nos dias 12 e 13 de setembro de 2012 o PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS INSPETOR JOEL MALTA DE SÁ se reunirá em Brasília, ocasião em que será discutido as seguintes tratativas:

              

1. Elaboração de Projeto de Lei alterando o Estatuto do Desarmamento a fim de autorizar os Portes de Arma Funcional e Particular a todas as Guardas Municipais do Brasil, independente do número de habitantes.
Pois não é o número de habitantes que irá determinar se o município possui ou não índices de violência para justificar o Porte de Arma, não podemos deixar nossos Guardas à mercê de criminosos por questões numéricas. Muitas Guardas Municipais estão tendo sérios problemas, principalmente aquelas que não integram regiões metropolitanas.
2. Isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para compra de Veículos e equipamentos para as Guardas Municipais.
3. Andamento sobre o Marco Regulatório das Guardas Municipais.
4. Recomendação sobre a elaboração de Convênios entre os Estados e os Municípios para operacionalização da Operação Delegada das Polícias Militares.
Os municípios precisam investir nas Guardas Municipais e aproveitar melhor seus serviços antes de optarem pela contratação da Operação Delegada.
5. Realização do Congresso Nacional das Guardas Municipais: O Congresso ocorrerá em São Paulo , no mês de dezembro/2012, local, deverá ser anunciado em breve, assim que fecharmos todos os detalhes expediremos um informe.

Não podemos antecipar as datas antes da confirmação, pois, implicará na compra de passagens e reservas de hotéis pelos participantes. Em contato com a Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki sobre o Congresso, convidaremos, além do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, a Presidenta da República Dilma Rousseff para a abertura do Evento, a expectativa da Secretária Regina Miki é de que o Marco Regulatório das Guardas Municipais esteja aprovado até lá, assim poderemos contar com a Presidenta abrindo o Congresso e sancionando a Lei, vamos todos lutar para que este sonho seja concretizado.

                                               JOEL MALTA DE SÁ
                                                  R.F. 575.158.6.01
                            Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana
                        Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais

                                        
                                               http://www.gcmbrasil.com/
                                                        Mauricio Maciel
 

GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA) PRENDE TRÊS JOVENS ACUSADOS DE ARROMBAR CARRO DENTRO DE ESCOLA

                         

                         

Na manhã desta quarta-feira, (29/08), prepostos da Guarda Municipal de Feira de Santana, sob o comando do comandante Marcos Vinicius prenderam três jovens acusados de invadirem a Escola Municipal Faustino Dias, localizada no Conjunto Feira VII e arrombarem um veículo de um professor.
Os acusados foram identificados como: Igor da Silva Moreira, 18 anos; Alan Douglas Pereira Salomão, 20 anos; e um menor de 17 anos. Marcos Vinicius comandante da Guarda Municipal afirmou para reportagem que os acusados pularam o muro da escola de cera de 2 metros, arrombaram com uma pedra o carro de passeio, modelo Palio Fire, placa HAY 3653, licença de Feira de Santana.
O veículo pertence ao professor da escola, cujo nome não foi revelado. Ainda de acordo com Marcos Vinicius, os bandidos arrombaram o veículo para furtar o som automotivo.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki assinou a Portaria autorizando que todas as Guardas Municipais do Brasil tenham acesso ao INFOSEG


28/08/2012 - Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki assinou a Portaria autorizando que todas as Guardas Municipais do Brasil tenham acesso ao INFOSEG
Mauricio Maciel.
         
No dia 22-08-12, por ocasião da visita do Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais Joel Malta de Sá na Secretaria Nacional de Segurança Pública a Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki assinou a Portaria autorizando que todas as Guardas Municipais do Brasil tenham acesso ao INFOSEG.

O pedido de inclusão das Guardas Municipais do Brasil para acesso ao INFOSEG foi uma demanda do Conselho Nacional das Guardas Municipais apoiado pelo Conselho Nacional dos Secretários e Gestores Municipais em Segurança Urbana.

A Portaria será publicada no Diário Oficial da União, ainda esta semana.É uma grande vitória para todas as Guardas Municipais do país, segundo JOEL MALTA DE SÁ.

Com esta Portaria a Guarda Civil terá facilidades no acesso à Rede INFOSEG (Banco de Dados Nacional usado pela Justiça, Ministério Público, Receita Federal e polícias de todo Brasil). O benefício poderá ser obtido através de convênio firmado entre Município e Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

A liberação da senha para acessar ao banco de dados da Rede INFOSEG esta sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública de cada estado através de um Gestor, que libera e define as regras de uso das senhas pelas Guardas Municipais e vinha tendo grandes dificuldades na aquisição deste benefício, mesmo com um Decreto Presidencial que estruturou a Rede Nacional de Informações de Fiscalização e Justiça – INFOSEG, (Dec. 6.138/06), reza (Art. 2º) o direito objetivo para que as Guardas Municipais ou Guardas Civis Municipais por meio de seus operadores acessem os dados confidenciais relativos à vida pregressa criminal de pessoas, situação jurídica de veículos automotores, pessoas desaparecidas e apreensões de drogas e entorpecentes.

                
(foto GCM Osasco)
Com esta PORTARIA as Guardas Civis consolida uma importante conquista no campo da tecnologia da informação no setor de segurança pública.

Esta regulamentação dará mais agilidade no atendimento ao munícipe por parte da GCM, que não irá mais precisar que outras corporações façam o trabalho de pesquisa. A partir desta Portaria o próprio agente da Guarda acessa a Rede INFOSEG e pode repassar ao seu companheiro de trabalho a informação de forma rápida e ágil, Isso evita, abusos, constrangimentos, até mesmo condução do cidadão de forma indevida.


Esta ferramenta propiciará no dia-a-dia dos agentes tranquilidade, confiança, eficácia e agilidade, segundo Mauricio Maciel,
Hoje um número muito pequeno de guardas utilizam a Rede Infoseg e se torna indispensável para consolidar a nova regulamentação das Guardas que esta por vir, o texto já contempla como atividades das Guardas ações ambientais, fiscalização de Trânsito e presença preventiva no espaço público.

                  
                                           Sobre o INFOSEG

A Rede é uma ferramenta de integração das informações de segurança pública, Justiça e fiscalização, auxiliando também a atividade de inteligência. A partir do seu banco de índices, disponibiliza dados de inquéritos, processos, armas de fogo, veículos, condutores, mandados de prisão, dentre outros, mantidos e administrados pelas unidades da Federação e órgãos conveniados. O acesso à Rede Infoseg é restrito aos agentes nacionais de segurança pública, Justiça e fiscalização.
Mauricio Maciel.

OPERAÇÕES DE CONTROLE URBANO - GCMSJC



                 
                                         Controle de Fogo

                 
                          Lançadores de Projéteis e Granadas de 37/38 mm

                 
                        Direito da Ordem Pública e Meios Menos Letais

                  
                                           Conduta de Patrulha Urbana

As 06h da manhã do dia 22 de agosto, declaramos aberto o "II Curso de CDC da GCMSJC", com a presença de trinta operacionais (Alunos) e seis Instrutores, iniciamos nossa jornada rumo a conclusão do 2º Curso de CDC, nos mesmos moldes do 1º Curso, realizado no mês de junho, com dois novos complementos curriculares que é o Atendimento Pré Hospitalar Tático e Condutas de Patrulha Urbana, a grade curricular foi enriquecida com estes aditivos a fim de proporcionar maior dinâmica e marcar a presença dos alunos, as atribuições e APH Tático foram destinadas aos operacionais que receberam as funções de "Tarefas Especiais" dentro da Força de Choque, e as atribuições de Grupo de Patrulha foram destinadas aos "Atiradores, Lançadores de AM600 e Granadeiros", pois em tese já estão prontos para responder a ataques armados contra a Força de Choque.


O Curso é estruturado no curriculo de ensino policial para operações de choque e controle urbano, atende a todos os requisistos técnicos, seja pelo emprego de Equipamentos de Proteção Individual (Capacete, Colete Balistico, Caneleiras e Escudo), ou pelo amplo emprego de meios de defesa tais como: (Espingardas de repetição no calibre 12, Lançadores de 27/38 mm AM600 True Flit, Carabina 38 Especial de repetição, Pistola 380 ACP, Bastão Choque de 90 cm, Tonfa em polimero modelo PR-24 ou o Bastão Retrátil de 10 polegadas) e ainda os meios de contenção e dispersão de turbas tais como: Granadas Lacrimogêneas, Granadas de Pimenta, Granadas de Efeito Moral, Granadas de Luz e Som, Granadas Fumigenas, Bombas Encartuchadas, Munições de elastômero, multiplas esferas de borracha, pallets anti motim, precision em EVA, ou festim e bastões marcadores e sinalizadores com a produção de intensa nuvem de fumaça, meios colocados a disposição de todos os alunos da GCMSJC, entendemos que a melhor forma de aprender as questões operacionais é a prática reiterada de exercicios com meios reais.


O Curso contou com palestras expositivas, amostra de vídeos de operações da GCM, recortes digitais de jornais e revistas cujas matérias se relacionam aos distúrbios civis, manifestações, tumultos, aglomerações e outras ocorrências extra rotina do dia a dia das cidades, os Instrutores todos pertencentes aos quadros da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos, expuseram questões de Direito da Ordem Pública, Policia Administrativa, Poder de Polícia, Legitima Defesa, Estrito Cumprimento do Dever Legal, Dano Qualificado, Direito de ir e vir em tempo de paz, Estado de Defesa, Estado de Sítio, Suspensão de Garantias Constitucionais, Desastres Naturais, Operações de Paz, Guerra Regular, Guerrilha, Subversão e Sabotagem, esses assuntos foram tratados dentro do contexto técnico sobre a psicologia das manifestações e tumultos.


A fase de doutrinamento contou com detalhamentos quanto ao emprego de Forças de Choque, equipamentos menos letais, uso progressivo da força, negociação, intermediação e planejamento de operações de controle ou saturação de area conflagrada.
O Curso teve sua parte prática em local amplo, cercado de montanhas, com toda a segurança necessária a realização das manobras e utilização dos meios menos letais.


Valorizar o profissional de Guarda Civil Municipal/Guarda Municipal é dar-lhe opotunidade de sentir-se útil e operacionalmente vivo, é oferecer dias de vivência e novas experiências práticas de situações que ocorrerão ou que já ocorreram em suas vidas, é permitir ao operacional utilizar meios materiais que estavam sendo vistos a certa distância, é dar ao GCM/GM conhecimento de novas técnicas e sistemas de defesa, valorização não é e não pode ser entendida como "despesa", pois é um "INVESTIMENTO".


O conhecimento que não pode ser passado adiante de nada vale a não ser como motivo de orgulho pessoal, de vaidade profana e de peso, tal como uma ancora atirada ao mar que não permite o navio do saber deslocar-se para lado algum, nossa alegria esta em compartilhar aquilo que sabemos e aprender com os mais antigos aquilo que pensamos saber.


Forte abraço a todos e todas.


Elvis de Jesus
Inspetor Regional de GCM
SJCampos SP

Postado por Dacunha