sexta-feira, 20 de julho de 2012

Juiz federal garante porte de arma para Guardas Municipais


Ministério Público questionava porte de 24 horas


Baseado no grande número de crimes e na exposição dos guardas municipais à violência, o juiz federal Rony Ferreira determinou em preliminar garantir o porte de arma por 24 horas e não somente no horário de trabalho. O processo corre na Justiça Federal, respondendo um questionamento do Ministério Público sobre o uso de armas destes servidores.

Osli Machado, secretário Municipal de Governo, destacou que a "decisão mostrou que a realidade é que os Guardas Municipais estão preparados para usarem arma por 24 horas. Eles estão treinados e capacitados", disse.

Agora, o processo segue na Justiça Federal com novos pronunciamentos da União e do Município

quinta-feira, 19 de julho de 2012


GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA): GOVERNO LIBERA VERBA DE R$ 1 MILHÃO PARA EQUIPAMENTOS

                      

A Secretária de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag) de Salvador autorizou a Guarda Municipal a comprar equipamentos no valor total de R$ 1 milhão. Está autorizada a compra de um microônibus, duas vans, 22 motos, cinco veículos modelo sedan, 20 notebooks, 26 computadores de mesa, sete impressoras e 20 detectores de metais, tudo por meio de processo licitatório. A verba foi garantida por emenda parlamentar proposta pelo Deputado Federal ACM Neto (DEM). “Sempre defendi que a prefeitura também fizesse a sua parte na prevenção e combate à violência. Para isso, precisamos ter uma Guarda Municipal aparelhada e bem treinada, que possa ajudar de fato a proteger o maior patrimônio da cidade, que é o povo de Salvador”, opinou o parlamentar, que não se afastou do cargo mesmo à frente da candidatura a prefeito nas eleições de outubro.

GUARDA MUNICIPAL DE MILAGRES (BA) JÁ ESTA ATUANDO NAS RUAS

                     
                   Solenidade de entrega da Guarda Municipal de Milagres

No município de Milagres, localizado no Centro-Sul Baiano, a 230 km de Salvador, depois de oito meses de capacitação e montagem, a Guarda Municipal de Milagres já está nas ruas da cidade, cumprindo importante papel na preservação do patrimônio público, segurança pública e no suporte ao trabalho das Polícias Militar e Civil.
Segundo Agnelo Guimarães, responsável pelo trabalho de capacitação da nova guarda, a GM de Milagres é uma das mais bem preparadas e mais bem equipadas do estado. Além de uma nova sede, os 26 integrantes receberam uniformes padronizados, equipamentos de segurança e duas viaturas que ajudarão no patrulhamento da cidade.
Guimarães lembra que os GM´s passaram por 420 horas de curso de formação, seguindo as diretrizes do SENASP, através da matriz curricular nacional para Guardas Municipais do Ministério da Justiça. “Tiveram aulas de direito, primeiros socorros, educação física, historia, geografia, cultura, defesa pessoal, ordem unida e atividades praticas de abordagens policiais”, relata.


                          
                      Também foi inaugurada a sede da Guarda Municipal de Milagres


                           
                           Viaturas que ajudarãm no patrulhamento do município


Agora depois do término deste curso, os GM´s estão passando por um período de estagio prático supervisionado, sendo que 11 deles também já concluíram o primeiro ciclo de cursos EAD do Ministério da Justiça SENASP em varias áreas.
Na solenidade de entrega da nova Guarda Municipal de Milagres, estiveram presentes a solenidade o vice-prefeito Conrado Neto, o chefe de gabinete do município Marinaldo Cardozo, o Secretario de Segurança Publica Municipal Daniel Santiago, o Ten PM Joseron, que coordenou a solenidade. O evento também foi prestigiado por funcionários públicos, vereadores e outras lideranças locais.


Fonte: http://www.boletimpolicial.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=838:milagresnova-guarda-municipal-ja-esta-patrulhando-as-ruas&catid=38:noticias&Itemid=53

GUARDA MUNICIPAL DE JEREMOABO (BA): VIATURA DA PM SE ENVOLVE EM ACIDENTE E GUARNIÇÃO DA GM PRESTA SOCORRO

                         

O último dia 09/07, em Jeremoabo, foi marcado por um acidente envolvendo a viatura da Polícia Militar da cidade, onde a Guarda Municipal foi acionada para prestar socorro aos Polícias Militares que se acidentaram.
Segundo informações colhidas no local do acidente, que ocorreu por volta das 15h30min, a Polícia fazia uma diligência em alta velocidade na Avenida Recife, quando o motorista perdeu o controle do carro, acabou subindo no meio fio da rua e consequentemente capotando.
Três policiais estavam dentro da viatura: França, Queiroz e Edvânio, este último o motorista. No momento do acidente, várias pessoas estavam próximas do local e ajudaram nos primeiros socorros. Imediatamente os policiais foram levados para o hospital de Jeremoabo pelos Guardas Municipais que logo chegaram ao local.
O policial França foi o que mais sofreu ferimentos, pois no momento da capotagem “provavelmente” estava sem cinto de segurança e acabou voando para fora do caro. Eles passam bem. É bom frisar que a Guarda Municipal de Jeremoabo mais uma vez foi prestativa e ajudou no socorro das vítimas, fez o resgate dos agentes de segurança pública e os encaminhou para o hospital da cidade.
Parabéns também à população que não mediu esforços para dar auxílio aos envolvidos no acidente, assim como a Guarda Municipal de Jeremoabo que logo quando soube do acidente imediatamente deslocou-se para o local, e sem nenhum temor desviraram o carro que derramava muita gasolina.


Fonte: http://www.canudosvip.com.br/donta.php?sec=noticias&id=2184

GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA) APOIA O SAMU EM OCORRÊNCIA DE TIROTEIO

                      

                      

Três pessoas foram baleadas durante um tiroteio na tarde desta terça-feira, 17/07, em Feira de Santana. Segundo informações da Guarda Municipal de Feira de Santana dois homens estavam em uma motocicleta e tentaram matar outro homem e acabaram ferindo mais dois que estavam num ponto de ônibus.
O tiroteio aconteceu no inicio da tarde na Avenida José Falcão da Silva, nas proximidades de um ponto de ônibus (sentido Feira/Serrinha). Os atiradores, que estavam em uma motocicleta Honda twister de cor vermelha e demais dados ignorados, chegaram deflagrando tiros em Clodoaldo de Jesus Oliveira e acabaram também em Erick Joan Batista de Jesus Oliveira e Antonio Miguel Pinheiro de França.
Todos foram socorridos por duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com o apoio da Guarda Municipal de Feira de Santana, e encaminhados para o Hospital Clériston de Andrade (HGCA).
Segundo a Guarda Municipal o caso mais grave é do Clodoaldo, que foi o alvo dos criminosos, levando tiros na região do tórax sendo submetido a cirurgias e ainda continua hospitalizado, os outros dois foram medicados e liberados.
Fonte: http://rotapolicialfsa.blogspot.com.br/2012/07/tiroteio-na-jose-falcao-resulta-em-tres.html

terça-feira, 17 de julho de 2012

GCM DE ARTUR NOGUEIRA AUXILIA NO RESGATE DE MENINO QUE CAIU EM BURACO


                        
                        
                        
Equipe de ROMO (Rondas Ostensivas Motorizadas) foram uns dos primeiros a chegar pelo local. Por volta das 17h15 de ontem, domingo (15), o menino caiu em uma broca de alicerce de uma construção localizada em um terreno no Jardim dos Ipês, em Artur Nogueira. Segundo testemunhas, a criança estava brincando quando acidentalmente caiu no buraco. Às 17h30 os Policiais Militares Marcelo e Oliveira, juntamente com os Guardas Municipais Fantini e Ortiz, chegaram ao local e encontraram o menino preso no meio do buraco, há aproximadamente três metros de profundidade. As pernas da criança impediram que ela caísse até o fundo do buraco, que atingia cerca de cinco metros de profundidade. Logo no início, os policiais e os guardas começaram a retirar a terra, aumentando o buraco e permitindo que o menino respirasse melhor. Com a situação estabilizada e aguardando o resgate, o pai da criança querendo retirar o filho da situação pulou no buraco e acabou soltando mais terra sobre a vítima. “Nesse momento pensei que o menino iria morrer, pois o perdemos de vista debaixo do monte de terra”, afirma o guarda Ortiz. Com ajuda de pás, os policiais e guardas conseguiram mais uma vez abrir espaço para a respiração da criança. A ambulância chegou ao local com enfermeiros e possibilitou oxigênio para a vítima. Após cerca de 30 minutos, bombeiros de Campinas e de Paulínia chegaram ao local e deram continuidade ao resgate. “A todo tempo procuramos conversar com o menino que, em determinado momento, disse que queria ver a mãe dele pela última vez. Não teve como não se emocionar. Sem dúvidas, esta foi a ação mais gratificante que na qual já participei”, afirma o guarda Fantini. A Defesa Civil também prestou atendimento. Ao todo, cerca de 25 profissionais de Artur Nogueira e região participaram da ação. Às 20h45, depois de três horas e meia, a criança foi resgatada e encaminhada para a Unicamp, para fazer alguns exames, mas sem risco de morte. “Obtivemos êxito na operação. Nossa maior preocupação foi para evitar um possível desmoronamento e o total salvamento da criança”, afirma o tenente Vilas Boas. Cerca de 300 pessoas acompanharam o resgate e aplaudiram quando a criança foi retirada do buraco. Fonte: Nogueirense.com

Guarda Municipal de Santa Bárbara d'Oeste localiza caminhão roubado

                 
A equipe de Apoio Tático da Guarda Civil de Santa Bárbara d'Oeste, composta pelo inspetor Reginaldo e pelos guardas Lacerda, Bandeira e Reis, localizou na quarta-feira (11) à noite um caminhão roubado, que estava num canavial próximo ao bairro Santo Antonio do Sapezeiro, zona rural do município.
A empresa de rastreamento entrou em contato, informando que o veículo havia sido roubado e abandonado em meio ao canavial.
Ao fazer o patrulhamento, a equipe localizou o caminhão, que foi encaminhado ao pátio municipal.


Fonte:- http://www.liberal.com.br/noticia/C1AAD2224E4-guarda_municipal_localiza_caminhao

Guarda Municipal de Campinas comemora aniversário de 15 anos

Evento ocorreu na Praça das Bandeiras no Taquaral, contou com a presença de autoridades civis e militares e apresentações dos grupamentos da corporação
14/07/2012
Inaê Miranda DA AGENCIA ANHANGUERA
                     
Durante o evento também foi comemorado o aniversário de Campinas - que completou 238 anos (Foto: Dominique Torquato / AAN)


                       
Durante a cerimônia houve uma apresentação do Grupo de Patrulhamento Motorizado (Gpom), que arrancaram suspiros com manobras feitas com as motos
(Foto: Dominique Torquato / AAN)

A comemoração do 15º aniversário da Guarda Municipal de Campinas, realizada neste sábado (14) na Praça das Bandeiras no Taquaral, contou com a presença de autoridades civis e militares e apresentações dos grupamentos da corporação.
Durante o evento também foi comemorado o aniversário de Campinas - que completou 238 anos - e foi anunciada a renovação da frota da GM, que passará a trabalhar com 12 carros modelo Captiva.
Diversas personalidades receberam o título de 'Amigos da Guarda' e dez guardas receberão o diploma de mérito profissional por terem atuado em ocorrências de destaque.
Dois deles foram os inspetores Marcos Tadeu Peixoto e Osnei Fernando Rojo, que atuaram na primeira ocorrência da GM, um homicídio, em 15 de julho de 1997 - um dia depois do início oficial da corporação.
'É uma vida de dedicação e um orgulho participar da GM, mesmo, em alguns casos, tendo que sacrificar a própria vida pessoal em prol da causa pública', disse Peixoto.
O Secretário de Segurança Pública, Sinvla Dorigon, afirmou que, em razão de sua estrutura e organização, a instituição é uma das mais conceituadas e bem aparelhadas do País.
'A Guarda Municipal hoje já está incorporada nas ações de segurança pública da cidade. É uma guarda cidadã, cada vez mais preparada e bem aparelhada', afirmou o Dorigon, que considerou a GM a espinha dorsal da secretaria.

Durante a cerimônia houve uma apresentação do Grupo de Patrulhamento Motorizado (Gpom), que arrancaram suspiros com manobras feitas com as motos, além de apresentação do canil da guarda com simulação de resgate de refém. Os cães, especialmente o Samuca - um golden retriever - fizeram a alegria da criançada.
A Guarda Municipal também anunciou a renovação de sua frota de carros. Segundo a GM, os veículos são alugados e passa por renovação - prevista no contrato - de dois em dois anos. 'Os veículos fazem parte do procedimento da Guarda Municipal e estão sendo recebidos com muito anseio. Exite um avanço tecnológico que nós precisamos acompanhar' , afirmou o comandante Márcio José Boldrin. Segundo ele, inicialmente 12 carros modelo Blazer serão substituídos por 12 Captivas.