sexta-feira, 18 de maio de 2012

Guarda municipal morre após ser baleado em Belém, PA



Polícia Civil ainda investiga motivação para o crime.
Guarda Municipal acredita que o agente pode ter sido executado.


Um guarda municipal morreu na noite desta quinta-feira (17) após receber seis tiros. O crime aconteceu na Avenida Almirante Barroso, em Belém (PA), próximo ao colégio Souza Franco por volta das 20h. A Guarda Municipal e a Polícia Civil investigam as causas do homicídio, uma vez que duas versões foram apresentadas pelas testemunhas.

"Alguns dizem que ele reagiu a um assalto, outros contam que duas pessoas chegaram a chamar o nome dele e quando ele se virou, foi baleado. Ainda não sabemos o que realmente aconteceu", conta Elivaldo Pamplona, da Associação dos Guardas Municipais de Belém.

Joabe Silvestre da Silva foi levado ao Pronto Socorro da 14 de Março e, em seguida, transferido ao Hospital Metropolitano, porém não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 21h15.

Segundo o Centro Integrado de Operações, em Belém, políciais militares ainda realizam buscas pelos bairros próximos, mas nenhum suspeito foi localizado até o momento. O caso foi registrado na unidade da polícia civil localizada no Hospital Metropolitano, mas deve ser encaminhado à Seccional do Marco.

Segundo a Associação dos Guardas Municipais de Belém, Joabe da Silva era guarda municipal há mais de 15 anos. "Era um colega conhecido e muito ativo no trabalho. Alguém muito estimado na corporação", conta Elivaldo Pamplona.

Adailton Tavares, sub-comandante da Guarda Municipal de Belém, Joabe da Silva trabalhava há cinco meses do departamento que realiza Rondas na Capital (Rondac). "O guarda estava de folga e por isso estava sem uniforme e desarmado. Nada foi levado e pelo número de disparos e local onde eles se concentraram, na região do abdomem, deve ter sido execução", acredita.
fonte: http://g1.globo.com/

NOVA SEDE DA GCM DE SÃO CAETANO SERÁ INAUGURADA SÁBADO

                  
Localizada no Bairro Cerâmica, quartel ocupa antigas instalações do Tiro de Guerra


A nova sede da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano será inaugurada neste sábado (19/05), às 10h30. O quartel, localizado na avenida Fernando Simonsen, 160, Bairro Cerâmica, ocupa as antigas instalações do Tiro de Guerra, que se mudou recentemente para um novo local.

“Os cerca de 500 homens e mulheres que compõem o efetivo de nossa GCM terão uma sede maior e extremamente bem localizada”, disse o prefeito José Auricchio Júnior.

O prédio da nova sede conta com pátio, salas de instrução, sala de rádio, setor administrativo, quadra, espaço para academia de ginástica, área de estacionamento para as viaturas da GCM e visitantes e guaritas de vigia, compreendendo toda a infraestrutura adequada para a realização de todas as atividades da corporação.


fonte: http://www.abcdmaior.com.br/

18 DE MAIO, DIA NACIONAL DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

                                  


       Os dados são alarmantes; denúncia de abuso cresce 23%.

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, nesta quinta-feira (17), projeto de lei (PLS 495/2011) do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) que amplia a punição pela exploração sexual de crianças e adolescentes. A matéria será votada agora, em decisão terminativa, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Inicialmente, a proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para estabelecerpena de reclusão de 6 a 12 anos para quem submeter menores a prostituição ou explorá-lossexualmente. Hoje, essa punição vai de 4 a 10 anos. Essa pena ampliada também será aplicada a quem facilitar ou estimular tais práticas pela internet.

Outra alteração no ECA estabelece parceria entre a União, os estados e os municípios para promoção de campanhas educativas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e certificação – mediante selo indicativo – de iniciativas que ajudem na repressão a esse tipo decrime.

Além do ECA, a Política Nacional de Turismo (Lei nº 11.771/2008) será modificada para inserir a exploração sexual de crianças e adolescentes como prática a ser combatida nas ações públicas para o setor.

Na avaliação do relator, senador Paulo Paim (PT-RS), o PLS 495/2011 está em sintonia com a Convenção sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) ao apontar três caminhos para enfrentamento da violência sexual: penalização desse crime pela internet, agravamento das punições e estímulo a campanhas institucionais de prevenção.

Paim comentou ainda que pesquisa da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, lançada em 2005, registrou casos de exploração sexual de menores em 937 municípios brasileiros. Desse total, 398 são considerados destinos turísticos, o que tornaria oportuna, ainda, a mudança na Política Nacional do Turismo.

Agência Senado


ENTENDA A NOTÍCIA


Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela lei federal nº 9.970. A data faz alusão à morte brutal da menina Araceli, em Vitória (ES), na década de 1970.


Serviço
Para denunciar contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes ligue:
Municipal: 0800 285 0880
Estadual: 0800 285 1404
Nacional: 100


Alerta
Vítimas de violência sexual


Indicadores físicos
Roupas rasgadas com manchas de sangue;
Hemorragia vaginal ou retal;
Secreção vaginal ou peniana;
Infecção urinária;
Dificuldade para caminhar;
Gravidez precoce;
Queixas constantes de gastrite;
Dor pélvica;
Hematomas, edemas e escoriações na região genital e mamária;
Infecções/doenças sexualmente transmissíveis.

Indicadores comportamentais
Mudança brusca de comportamento e humor (não querer comer, comer demais, apatia agressividade);
Sono perturbado, pesadelos frequentes, suores, agitação noturna;
Masturbação visível e continuada;
Timidez em excesso;
Tristeza ou choro sem razão aparente;
Medo de ficar sozinho com alguém em algum lugar;
Baixa autoestima, estado de alerta constante, dificuldades de concentração, fuga da realidade;
Interesse precoce por brincadeiras sexuais e/ou erotizadas;
Conduta sedutora.

Atenção
Evite deixar crianças com quem não conhece bem;
Saiba onde os seus filhos estão e converse com eles sobre o assunto
de maneira aberta. Sempre com respeito à idade da criança.

XIX CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL DAS GUARDAS MUNICIPAIS


                                                          

Monte a sua equipe e traga a sua corporação para participar deste instrumento de saúde e diversão!!!!!


Período de inscrição 14/05/2012 à 27/05/2012.

Congresso Técnico: 29/05/2012.

Inicio do campeonato: 23/06/2012.

Seguem as instruções para a inscrição no campeonato.

DAS INSCRIÇÕES

1. As inscrições de atletas serão reguladas em no mínimo 16 e no máximo 25 atletas;

2. O técnico, auxiliares e massagista também terão que ser GCM’s.

3. Fica estipulado em R$ 120,00 o valor da inscrição. Conta para depósito BRADESCO – Ag 2269 Poupança: 1013271-1 João Antunes dos Anjos.

4. As fichas de inscrição dos atletas e comprovante ou pagamento da taxa de inscrição deverão ser entregues/pagos até no máximo o dia do congresso técnico ou enviados (preferencialmente) para os e-mails abaixo.

5. As Corporações não poderão inscrever outros funcionários públicos que não sejam Guardas Municipais.

6. Poderão três cidades se juntar para a formação de uma equipe, porém que seus participantes não façam parte de outra Corporação já inscrita no referido Campeonato, ficando a responsabilidade da Comissão Organizadora a aceitação da inscrição dos atletas.

7. Até o término da 1ª fase as equipes poderão fazer substituições de jogadores inscritos, sempre com autorização da comissão.

8. Na ficha de inscrição geral, a cidade deverá colocar a cor do uniforme principal (camisa – calção – meia).

§ único: A não entrega das fichas dos jogadores na data prevista acarretará a eliminação da equipe no 19º Campeonato Estadual de Futebol de Campo entre Guardas Municipais.

Informações:
1 - GCM Antunes – GCM São Bernardo do Campo.
E-mail: cocaantunes@yahoo.com.br
Fone: (11) 9591-2554 vivo, (11) 8083-6341 oi (após as 13hs).
2 – GCM Simão – GCM São Bernardo do Campo.
E-mail: rafael.simao1@gmail.com
Fone: (11) 7201-1437 vivo, 7787-8699 nextel.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

TIRO NAS NÁDEGAS: ADOLESCENTE DE 13 ANOS É BALEADO EM ITAPETINGA E É SOCORRIDO PELA A GM

Um adolescente de apenas 13 anos foi baleado com um tiro nas nádegas por um homem no início da tarde dessa terça feira (15), no Bairro Hilda Gama em Itapetinga.

                      
                      Os GMS Paula e Caetano: socorreram o adolescente

                                          
Por volta dás 12:25 h. dessa terça feira (15) um adolescente de 13 anos se encontrava jogando futebol em um campo de terra no bairro Hilda Gama, conhecido vulgarmente como Portelinha. Segundo o adolescente um rapaz, morador da localidade, o chamou e apontou uma arma para o mesmo, lhe perguntando: ‘O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO EM MINHA ÁREA?” Momento em que o adolescente fugiu em disparada do local, tendo o homem disparado contra ele um tiro de revólver, que o atingiu em suas nádegas.
Uma guarnição da GUARDA MUNICIPAL de Itapetinga se encontrava realizando rondas pelalocalidade, quando viu o adolescente fugindo para o PSF da Vila Isabel, na conhecida Rua Júlio Santos, conhecida popularmente como RUA DOS NÊGOS. Os GMS Roberto Caetano e Ana Paula, que se encontravam na guarnição, ao verem a situação em que o menor se encontrava, rapidamente o conduziram ao Hospital Cristo Redentor de Itapetinga, onde o mesmo foi atendido emergencialmente.

BEXIGA E RETO PERFURADO
Os estragos causados pela tiro no adolescente foram graves. Segundo informações, a criança teve a bexiga e o reto perfurados, sendo que ao urinar passou a esvair muito sangue pela urina.
Ele foi submetido a procedimento cirúrgico durante o dia no Hospital em Itapetinga.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Guarda Municipal de Sarandi é a primeira a usar pistola de choque brasileira

A Guarda Municipal (GM) de Sarandi (a 12 km de Maringá) é a primeira em todo o Brasil a usar a pistola de choque Spark, uma alternativa brasileira às americanas Taser. As primeiras 15 pistolas foram entregues aos guardas na manhã desta terça-feira (15), na sede da GM, com a presença de representantes das polícias Militar e Civil, Conselho Municipal de Segurança, Câmara Municipal e de outras Guardas Municipais da região.

A nova arma teve tecnologia desenvolvida pela empresa Condor em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) e com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) Celso Suckow da Fonseca. A pistola foi desenvolvida principalmente visando oferecer uma arma elétrica incapacitante às polícias e Exército do Rio de Janeiro para o trabalho de segurança a ser realizado durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2012.

    

Guarda Municipal de Sarandi é a primeira do país a usar pistola de choque brasileira

De acordo com o comandante da GM, Paulo Sérgio de Souza Prado, o Kung Fu, a Guarda de Sarandi, que começou a operar em janeiro deste ano, já é uma das mais bem equipadas do Paraná, contando com cinco carros, seis motocicletas e agora armas de choque. "Também já foram licitadas pistolas .380 e cartucheiras calibre 12, o que nos permitirá atuar junto com a Polícia Militar na segurança da cidade".

O prefeito Carlos Alberto de Paula Júnior (PDT) disse que os guardas terão que estar preparados psicologicamente para poder usar as armas elétricas. Para isso, todos eles estão passando por treinamento teórico e prático.

População revoltada com assassinato de aposentado de 82 anos ateia fogo em assassino


                             

                            

                           

A comunidade tapiramutense revoltada com o assassinato do Sr. Flávio Mendes Queiroz de 82 anos portador de deficiência visual, para furtar um rádio, ateou fogo no assassino confesso da vítima.
O tumulto teve início por volta 18:00hs, logo após o velório da vítima, a população invadiu a delegacia tirou o elemento de dentro da sua cela, levando-o para a rua, deram vários golpes de picareta, enchada, pau e chutes e logo depois jogaram gasolina e atearam fogo no corpo do assassino.
O CRIME
Na madrugada de domingo, 13, na cidade de Tapiramutá. Um senhor de 82 anos, por nome Flávio Mendes Queiroz, portador de deficiência visual foi brutalmente espancado em sua residência onde morava sozinho em uma tentativa de furto. O crime aconteceu por volta as 4:30h.
Segundo testemunhas a vítima foi encontrada por seus vizinhos no início da manhã, por volta das 5:00h, quando se preparavam para colocarem barraca na feira de Porto Feliz.
O vizinho que mora ao lado da vítima, informou que ao acordar encontrou o seu cachorro solto, achou estranho e saiu de casa. Logo após notou que o telhado da casa da vítima estava destelhado, chamou pelo nome da vítima, ele não respondeu apenas gemia. O vizinho olhou pela fechadura da porta e notou que em um dos cômodos da casa a vitima estava caída e havia muito sangue, logo arrombou a janela e encontrou a vítima desacordada.
Ao chegarem ao hospital à vítima foi imediatamente encaminhada para Salvador em estado grave. O Sr. Flávio não resistiu e foi a óbito, ainda na ambulância, nas proximidades da cidade de Feira de Santana.
A PRISÃO
Segundo informações da polícia Militar por volta das 5:00hs da manhã uma mulher ligou para avisar que o seu comercio estava sendo furtado, a guarnição encaminhou-se para o local e não encontraram ninguém.
O comerciante juntamente com seu sogro e o cunhado foi informado que duas pessoas tentaram furtar o seu comercio e saíram em busca dos possíveis assaltantes. Nas proximidades da casa do Sr. Flávio encontraram um elemento portando um rádio que logo ao ser visto tentou esconder. O comerciante abordou o elemento que estava com a roupa toda ensangüentada e o levou para o DPM entregando-o para a polícia.
Alguns minutos depois o DPM foi informado do crime ocorrido na casa do Sr. Flávio e que havia sido furtado um rádio. A polícia logo ligou os fatos e descobriu que o elemento trazido pelo comerciante poderia ser o autor do crime.
Os policiais acionaram o filho da vítima que reconheceu o rádio como sendo do seu pai.
A polícia está investigando a ligação entre os dois crimes, o latrocínio e a tentativa de furto, se comprovada o elemento preso por nome: Lucas Pinho de Jesus, vulgo “Lunguinho”, 23 anos, pode ter tido a ajuda de outra pessoa, já que uma testemunha afirmou que o furto a distribuidora de bebidas teve a participação de mais um elemento.


Por Mineia Moura / Jornal Gazeta da Chapada.