quinta-feira, 10 de maio de 2012

GCM DANIEL SENA É O NOVO COMANDANTE DA GCM DE ILHÉUS

                            



O GCM Daniel Sena, que até então exercia a função de Chefe da Divisão de Planejamento Operacional e Transporte é o novo Comandante da Guarda Civil Municipal de Ilhéus. A solenidade de posse foi uma cerimônia simples, que aconteceu ontem pela tarde no próprio Comando da GCMI.


Graduando em Segurança do Trabalho, o novo comandante ingressou na Guarda Civil Municipal em Março de 2010. Técnico em segurança pública, formado pelo Instituto PROSEM (curso realizado na CIPE CACAUEIRA), o atual comandante ocupava havia 06 meses com muita competência o cargo de Chefe da Divisão de Planejamento Operacional e Transporte, sendo responsável pela Coordenação dos Projetos Centro Histórico e Operação Verão, deflagrados no final do ano de 2011 pela GCMI, como também comandou a brilhante participação da GCMI durante o período em que a Policia Militar esteve em greve no início deste ano.


O Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, ressaltou a competência do novo comandante: "Conhecemos sua atuação e dedicação há muito tempo e confiamos totalmente em seu trabalho. A Guarda Municipal e a cidade tem grandes expectativas com seu trabalho e estou certo de que com toda a sua competência ele atenderá plenamente".

Daniel Sena agradeceu a confiança e o convite afirmando que conta com um ótimo efetivo e prometeu trabalhar por mais integração e união dentro da Guarda Municipal: "Queremos fortalecer nossos laços com as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Publico e com toda a sociedade, além de trabalhar para que a nossa valorosa Guarda Civil Municipal se torne uma instituição modelo não só para a cidade de Ilhéus, como também para outras cidades ”.


O GCM Daniel Sena assume o lugar do GCM Jorge, que esteve a frente da Guarda Municipal entre Novembro de 2009 à Abril de 2012, e optou por se afastar do Comando da GCMI a aproximadamente 03 meses atrás, quando alegando motivos particulares o mesmo entregou ao Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito de Ilhéus, Marcelo Barreto, a sua carta de exoneração.

GCM VICTOR É O NOVO SUBCOMANDANTE

Victor Oliveira Farias, o GCM Victor é o mais novo Subcomandante da Guarda Civil Municipal de Ilhéus. Victor ingressou na Guarda Civil Municipal de Ilhéus em agosto de 2009.


O novo Subcomandante, GCM Victor, trabalhou por muito tempo prestando serviços, na função de Agente Penitenciário, no Presídio Ariston Cardoso - Ilhéus. Desde Março de 2011, Victor exercia a função de Rondante, onde realizou um excelente trabalho. “Estou muito feliz com este novo desafio, espero colaborar mais uma vez com muito trabalho, ajudando minha instituição e a toda população ilheense”, emendou o novo Subcomandante.


A escolha do GCM Victor em Março do ano passado por parte do Comando da Guarda Civil Municipal de Ilhéus, significou o começo de uma grande renovação.

Secretária Nacional de Segurança Pública visita o Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana – SP.



















No dia 04 de maio de 2012, a Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki visitou o Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.

Na ocasião a mesma foi recebida pelo Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana e Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais Joel Malta de Sá e pelo Secretário Municipal de Segurança Urbana Edsom Ortega Marques.
A Secretária conheceu a Central de Telecomunicações, a Sala de Videomonitoramento, além da Sala de Situação e outras instalações do Prédio do Comando Geral da GCM.
Dentre os assuntos tratados e de interesse da Corporação, os principais foram:



1:Aposentadoria Especial para as Guardas Municipais:

Ao contrário de alguns informes de que as Guardas Municipais foram retiradas do Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a aposentadoria especial, cabe informar que as Guardas Municipais estão contempladas no Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar Nº 330, de 2006, o qual considera como atividade de risco a atividade exercida em Guarda Municipal.



2:Marco Regulatório das Guardas Municipais

A Sra. Secretária informou que o texto final do Projeto de Lei que trata do Marco Regulatório das Guardas Municipais está em fase final de revisão, o texto será encaminhado ao Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais para divulgação.

A expectativa é de que o mesmo seja aprovado este ano.



3:Congresso Nacional das Guardas Municipais

A Sra. Secretária achou importante e estratégica a mudança da data de realização do 22º Congresso Nacional das Guardas Municipais, o qual ocorreria nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2012.

A previsão é realizarmos o Congresso no mês de novembro-12, em data a ser divulgada dentre alguns dias.

A Sra. Secretária informou que fará todos os contatos necessários para que a Excelentíssima Sra. Presidenta da República Dilma Roussef faça a abertura do Evento, o que seria de extrema importância para as Guardas Municipais em um ano tão importante para o nosso segmento.


Brasília - O governo federal pretende lançar nos próximos meses o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública. A ferramenta, anunciada em fevereiro pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prevê um sistema de informação com dados atualizados de segurança pública e padronização do registro de ocorrências no país.



Outros informes serão transmitidos posteriormente.



Um grande abraço a todos.

JOEL MALTA DE SÁ
Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana
Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais