sexta-feira, 9 de março de 2012

Suspeito de participação na morte do Guarda Civil de Piracicaba é morto em Americana


Foto do Guarda Civil MANHAES assassinado no dia 21/02/2012

O individuo Renan T. S suspeito de participar da morte do Guarda Civil Silvio Adriano Manhães foi morto com 8 tiros na cidade de Americana São Paulo. As informações dão conta que a Guarda Civil de Americana foi acionada na manhã desta quinta feira para atender uma ocorrência de disparos de arma de fogo, e quando chegaram ao local a vítima já havia sido socorrida pelo Resgate mais acabou falecendo.Os Guardas Civis que atenderam a ocorrência, tiveram informações que a vítima estava na companhia de outras pessoas, quando um indivíduo desconhecido pediu que eles se retirassem menos a vitima que foi alvejada pelos disparos. Até o momento ninguém sabe informar quem foi o autor dos disparos.
O Guarda Civil Silvio Adriano Manhaes de 34 anos foi encontrado morto na madruga do dia 21 de fevereiro na Rodovia SP 304 próximo a Santa Barbara D’Oeste. A testemunha disse que passava pelo local por volta de 2:00 horas, quando verificou que uma motocicleta estava fora da pista com a lanterna acesa, e quando foi verificar, encontrou uma pessoa caída sob a moto aparentando estar ferida por disparo de arma de fogo. Imediatamente acionou o Corpo de Bombeiros e Policiais Rodoviários, onde os Soldados do Corpo de Bombeiros constaram o óbito.
Inspetor Ramos
Postado por BLOG DO RAMOS

SP /GCM de Santana de Parnaíba dá exemplo a ser seguido


Disque Denúncia atua como ferramenta fundamental no combate à criminalidade em Santana de Parnaíba

Implantado em Santana de Parnaíba no ano de 2003, o disque denúncia (0800-161532) vem sendo uma importante ferramenta no combate à criminalidade na cidade. Ao servir como uma ligação entre a Guarda Municipal Comunitária e a comunidade, o serviço vem auxiliando a Prefeitura na solução de vários casos na área de segurança pública, mantendo a qualidade de vida na cidade.
O Disque Denúncia possui a grande vantagem de preservar a identidade do denunciante, pois não há a necessidade de identificação. Além disso, ao efetuar a denúncia, a pessoa recebe um número de identificação da mesma, para que ela possa acompanhar o seu andamento e as medidas adotadas ao longo das investigações. Vale lembrar que toda denúncia feita pelo Disque Denúncia é averiguada pela Guarda Municipal.
De acordo com dados da própria GMC, as denúncias mais comuns são: tráfico e uso de entorpecentes e perturbação do sossego, sendo que todos os casos denunciados foram solucionados. Como apoio das ações de combate à criminalidade no município, a Guarda Municipal ainda oferece para a população um telefone de emergência (153), que, assim como o disque denúncia, funciona 24 horas, todos os dias.
No entanto, é importante enfatizar que, para garantir um atendimento mais eficaz, as denúncias anônimas devem ser direcionadas ao disque denúncia e, somente outros casos de emergência ao número 153.
Parceria entre as polícias
Outra estratégia diferencial em Santana de Parnaíba que vem trazendo grandes benefícios à população na área de segurança pública é a parceria entre a GMC e as Polícias Militar e Civil. A medida reflete nas quedas gradativas dos índices de criminalidade na cidade.
Por meio desta parceria, que engloba diversas ações e vem resultando na inibição de delitos, são realizadas, periodicamente, por membros da GMC e da Polícia Civil, blitzes (ou bloqueios), em pontos estratégicos da cidade.
Esse trabalho conjunto é promovido em todo o município, uma vez por mês, por determinação da Delegacia Seccional de Carapicuíba. Vale ressaltar que os bloqueios realizados periodicamente no município integram as diversas ações de combate à criminalidade em Santana de Parnaíba.
Esses bloqueios são feitos em todo o município, com foco aos pontos estratégicos da cidade, como forma de manter a ordem pública e coibir a prática de delitos nas ruas. Por meio destas ações, vários crimes vêm sendo inibidos na cidade, como apreensão de veículos irregulares, contrabando de produtos diversos, além de tráfico de drogas, entre tantas outras práticas criminosas.
A GMC
Criada em 1999, por meio da Lei Complementar nº 018, de 23 de novembro de 1999, a Guarda Municipal Comunitária de Santana de Parnaíba, a partir de então, ganhou novas atribuições, além de ser responsável por zelar apenas pela segurança do patrimônio público.
Atualmente, a GMC conta com 12 postos localizados em pontos estratégicos de diversos bairros da cidade. E para ampliar, ainda mais, a atuação dos agentes, a Prefeitura iniciou a construção de três novos postos 24 horas, nos bairros Parque Santana I, Colinas da Anhanguera e Cidade São Pedro.
A GMC atualmente dispõe de um efetivo de cerca de 400 GMCs, que atuam na cidade em diversas áreas, como segurança do patrimônio público e da população, controle do trânsito, auxílio no resgate de vítimas e policiamento preventivo. Além disso, todos os guardas são preparados com curso de brigadista de incêndio.
Hoje, a corporação trabalha com 35 viaturas operacionais – entre veículos, motocicletas e unidades móveis de atendimento Pré-Hospitalar, utilizadas em caso de acidentes. A Guarda possui, ainda, um centro de formação e aperfeiçoamento de guardas, onde integrantes da GMC recebem todo tipo de instrução e aprimoramento para o desenvolvimento da carreira.
Além de atender ocorrências das mais variadas naturezas, a Guarda Municipal conta com o Departamento Civil e Meio Ambiente, que presta auxílio aos outros órgãos que atuam no setor, além de realizar rondas em áreas de mananciais e de preservação ambiental.
A corporação ainda conta com um Sistema Inteligente de Prevenção ao Crime, que consegue alterar rotas de patrulhamento, de acordo com os registros de ocorrências, e um canil, composto por cães farejadores que auxiliam a corporação em missões especiais, principalmente nas buscas de entorpecentes, e uma banda com 19 músicos.
Fonte: folhapaulistana.com.br

Guarda Municipal de Indaiatuba prende quadrilha de Sorocaba




Suspeitos tentaram fugir por telhados de residências
Na tarde de quarta-feira (7), por volta das 16h, a Guarda Municipal fez a prisão em flagrante de três homens suspeitos de praticar furtos em residências na cidade. Eles estavam sendo monitorados pelo COI (Centro de Operações e Inteligência) da GM, por participar de uma tentativa de furto na semana passada. As viaturas foram acionadas, assim que os indivíduos entraram no município e passaram por uma área monitorada, às 14h.
Ao serem pegos, os três moradores de Sorocaba, admitiram ter acabado de furtar jóias, relógios, anéis, correntes, um tablet, um X-Box 360 e uma pistola calibre 40 milímetros com dois carregadores, municiada com 22 cartuchos de uma casa na rua Robson Gebara Altero, no Jardim Esplanada II. Também confessaram outros furtos na cidade. Os indivíduos foram pegos após fuga pelas ruas da cidade com um Vectra GT, prata, 2008, placas Sorocaba. Depois de abandonar o automóvel na rua João Ferrari, no Jardim Bom Princípio, acabaram presos pelos GMs em cima de telhados no mesmo bairro. Todos os produtos acabaram recuperados e devolvidos à vítima.
J.C.S., 21, morador do bairro Nova Sorocaba declarou ter duas passagens por furto. Foi pego na rua Miguel Domingues quando tentava fugir por cima de uma residência. R.P.F., 23 morador do Jardim Califórnia (Sorocaba) com uma passagem por furto e A.S.O., 24 do bairro Sol Nascente, com passagens por furto e roubo foram encontrados escondidos sob as telhas de uma casa na rua Noemia Von Zuben. Durante a fuga que levou duas horas, das 14h às 16h, aproximadamente, os homens entraram com o Vectra na contra-mão e depois seguiram por várias ruas até serem cercados pela GM com apoio da Polícia Militar e abandonar o veículo. Em seguida empreenderam fuga a pé até serem presos.

GCM em patrulhamento faz flagrante de tráfico no Monte Mor

Efetuando o patrulhamento preventivo e comunitário durante a madrugada desta quinta-fera (8) pela Rua Irmãos Cassetari, no Jardim Monte Mor, local bastante conhecido como “biqueira” de venda de drogas, o inspetor Paes e o agente Júlio da Guarda Civil Municipal (GCM) prenderam Uebson Silva Mota, de 21 anos.

Descreve o Boletim de Ocorrência (BO) que ao avistar a guarnição o indiciado empreendeu fuga e correu em direção à Rua Cláudio Ferreira Cesário, através de uma viela e durante a fuga dispensou um invólucro e continuou correndo, até o final da rua onde parou em um terreno baldio com muro alto e não teve mais para onde correr.

Ele foi abordado pelos guardas e mediante revista pessoal detectado que estava de posse de R$ 60,00 em dinheiro em notas variadas. Os agentes voltaram até o invólucro jogado pelo indiciado e constataram que no seu interior encontravam acondicionados 14 papelotes de cocaína, todos embalados individualmente em plástico transparente prontos para a venda.

Dado voz de prisão ao indiciado e conduzido ao Plantão Permanente onde a delegada. Michela Aparecida Silva Ragazzi enquadrou Mota em crime de tráfico de entorpecentes, que acabou na Cadeia Pública de Botucatu onde permanece à disposição da Justiça.

GAPE apreende adolescente com vários tipos de drogas

Uma grande operação foi deflagrada pelo Grupo de Ações Preventivas Especiais (GAPE), da Guarda Civil Municipal (GCM), que culminou com a detenção de um adolescente infrator de 17 anos, bastante conhecido nos meios policiais. Ele já havia sido detido na semana passada e há menos de três meses havia saído de uma internação na Fundação do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA). Ele irá completar 18 anos dia 24 de abril.

Foram apreendidas 500 gramas de maconha (em dois tijolos), duas pedras brutas de crack que pesaram 200 gramas; 160 gramas de cocaína em pó, 12 frascos de lança-perfume, 12 pedras de crack já embaladas e prontas para venda direta ao usuário, R$ 130,00 em dinheiro, além de 29 blisters (cápsulas) para embalar cocaína e dezenas de saquinhos plásticos.
Tudo começou quando o inspetor Pimentel e os agentes Pichinin e Nogueira efetuavam patrulhamento preventivo/ostensivo pela região do Jardim Ciranda e em um terreno que fica no cruzamento das Ruas Tomáz Fazzio com a Martinelli Luiz, perceberam o menor agachado em um terreno baldio. Ao ver a viatura ele se levantou e jogou um pacote no chão e saiu andando para despistar, porém acabou abordado. No pacote jogado ao chão havia um “tijolo” de maconha pesando 304 gramas.
Outras viaturas da GCM foram acionadas e realizadas buscas no terreno, onde as drogas foram encontradas enterradas ou escondidas embaixo de objetos espalhados por vários pontos. “Esse adolescente já é nosso conhecido pelo seu envolvimento com o tráfico, mas ficamos surpresos com a quantidade e variedade de drogas que ele mantinha oculta nesse terreno, que era seu território do tráfico”, comentou Pimentel.
O adolescente foi conduzido ao Plantão Permanente e apresentado ao delegado Marcos Mores que após fazer o auto de exibição e apreensão de toda droga apreendida encaminhou o adolescente a uma cela especial da Cadeia Pública de São Manuel para ser encaminhado ao juiz da Vara da Infância e Juventude

quarta-feira, 7 de março de 2012

GCM DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS RECEBE BASE MÓVEL - UMV



Hoje pela manhã, a Prefeitura Municipal entregou as chaves da Unidade Móvel de Videomonitoramento, viatura 1144 da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos.

A UMV é um veiculo furgão teto alto, marca Citroën Jumper, motorização a diesel 2.200 cc, com 10 M3 de área útil, foi adquirida por licitação pública com considerável redução de custo final para a Administração Municipal, após a aquisição elaboramos o Termo de Referência para a aquisição, integração e operacionalização de solução tecnológica de video monitoramento embarcado, que permitisse a visualização de imagens, gravação na UMV e transmissão em tempo real a um determinado servidor com plataforma de internet e intranet, conluida a fase de estudos e planejamentos o edital foi publicado pela Prefeitura Municipal e contou com o apoio e acompanhamento técnico de nossa equipe de GCM para escolha de empresa integradora de sistema, posterior a licitação nos empenhamos na fiscalização semanal para emissão dos laudos de conformidade técnica, todos os equipamentos especificados e fornecidos atendem as "Normas Militares Standart: C,D e E", tendo em vista a multiplicidade de missões a serem realizadas pela UMV e sua equipe de profissionais da GCM.



A UMV possui uma câmera speed dome de 36X no zoom digital e 12X no zoom óptico, não possui sistemas de correias ou cabos, é uma camera especialmente desenhada para situações criticas, tem suporte IP (Internet Protocol) para envio de imagens via internet para servidores e computadores previamente habilitados, mastro pneumático de oito metros, acionado por compressor sem tanque e sem uso de fluido hidraulico, monitor LED de 27", baterias maritimas de 150 Ampêres, transmissor de imagens e posionamento global operadando em rede privada no modo GPRS e EDGE, inversor de tensão elétrica de 3.000 Watts, estabilizadores de tensão elétrica, no-break para dez horas de utilização continua do sistema de monitoramento e gravação de imagens, microcomputador com 2 Teras de HD, memória RAM de 8 GB e gravador de DVD, sinalizador acústico visual na parte frontal e traseira por barramento de leds de alto brilho, a especificação seguiu estritos parametros técnicos de Segurança Pública.


Para conforto dos GCM empregados na UMV foi instalado banco tipo baú com três almofadas e encostos estofados, armário aéreo embutido para a guarda de pertences pessoais, ar condicionado modelo split de 9.000 BTUs para refrigeração da área de monitoramento, iluminação interna distribuida em quatro pontos por spots de led branco, revestimento anti frio e calor, revestimento acústico, piso laminado em material sintético de fácil higienização, cadeiras ergonômicas e toldo lateral.


A UMV deverá operar em apoio nos eventos, locais com grande fluxo de pessoas, praças públicas, situações criticas e locais que demandem de monitoramento de imagens em distância segura (Acidentes com gases e produtos químicos).



Trabalhamos nesse projeto desde sua concepção, passamos pela fase de pesquisas, estudos de cases, projeto de lay out, projeto de ergonomia, projeto de isolamentos, sistemas eletrônicos, desenho de software especifico para operações embarcadas, elaboração do edital, acompanhamento técnico de integração e operacionalização, é uma fase que concluimos nessa data, mas que nasceu a um ano, demandou de esforços de equipe.


A UMV é certamente um diferencial na prestação de serviços a nossa comunidade, é um diferencial na nossa Instituição, os Guardas Civis Municipais passam a ter um referencial nas operações de segurança e proteção dos grandes eventos que acontecem na cidade de São José dos Campos, estarão abrigados das intempéries e da exposição desnecessária no caso de precisarem descansar durante a jornada de trabalho nesses locais.


É interessante frisar que em virtude de termos desenvolvido todas as etapas do projeto, termos buscado fornecedores e parceiros para a venda de meios materiais e prestação de serviços, conseguimos reduzir consideravelmente o valor que seria destinado inicialmente para investimento em uma viatura desse tipo, é um retorno que damos a nossa Administração Municipal que tem nos tratado com respeito e feito investimentos em todos os setores da nossa GCMSJC, temos orgulho de ser GCM e sempre fazer o melhor em prol de nossa Corporação, "Proteger & Servir"!!!

Saudações !


Elvis de Jesus
Inspetor Regional de GCM
SJCampos SP

Câmara de Parnaíba aprova aumento de salário para Guarda Municipal


Efetivo da Guarda Civil Municipal.

Os homens e mulheres que compõem a Guarda Civil Municipal compareceram em praticamente sua totalidade para acompanhar de perto as duas sessões da Câmara de Vereadores de Parnaíba que aprovaram em definitivo o aumento de salário dado pela Prefeitura de Parnaíba para a categoria.

A matéria foi votada na noite desta terça-feira, dia 06, no Plenário Arimatéa Carvalho na sede do legislativo por unanimidade e contou com a assinatura dos vereadores presentes, o que foi suficiente para dispensar o envio da pauta para avaliação das comissões da casa.

O Projeto de Lei 3.568/2012 de autoria do Executivo contempla o efetivo da Guarda Municipal de Parnaíba com aumento de 30% para 150% da verba recebida relativa à Função Policial. Desta forma o salário total para o efetivo antigo passará de R$ 1.466, 37 para R$ 2.324,73 já os novatos da categoria que antes recebiam R$ 1.224,00 agora vão receber R$ 1.990,40.



Os vereadores Ronaldo Prado, João Câncio Neto, Gustavo Lima, Gerivaldo Benício, Fernando Gomes e Neta Castelo Branco em suas falas parabenizaram a categoria e a Prefeitura de Parnaíba por contemplar o efetivo com a melhoria salarial em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados.

“Sou testemunha das inúmeras reuniões realizadas para tratar deste assunto junto com o prefeito José Hamilton e o vice Florentino Neto e agora cumprimos nossa parte, enquanto vereadores, para viabilizar com urgência a aprovação dessa importante matéria”, revelou o vereador João Câncio Neto.

“Aproveitando o momento gostaria de informar que recentemente estive com o secretário de Municipal de Governo cobrando o requerimento de minha autoria aprovado no passado solicitando concurso público para aumentar o efetivo da nossa Guarda Civil e obtivemos a resposta que ainda neste primeiro semestre será lançado o edital que visa aumentar o efetivo da categoria”, revelou o vereador Gustavo Lima.



Os vereadores Fernando Gomes e Gerivaldo Benício foram os autores do pedido de nova sessão extraordinária sem vencimentos para a aprovação da pauta em definitivo. “Sabemos do quanto esta classe tem se desdobrado no cumprimento de suas funções mesmo com pequeno efetivo e das críticas, a maioria injustas, que receberam principalmente na sua implantação, mas hoje a sociedade sabe da importância dos que fazem a Guarda Civil de Parnaíba”, completou o vereador Gerivaldo Benício.

A melhoria salarial de várias categorias da Prefeitura de Parnaíba realizadas recentemente, também foi lembrada pelo vereador Ronaldo Prado. A presidente do Legislativo Parnaibano, Neta Castelo Branco, aproveitou a ocasião para homenagear as mulheres que fazem parte do efetivo e honram seu trabalho diariamente e se fizeram respeitar tanto pela sociedade quanto pelos próprios colegas do sexo masculino.

fonte: http://www.proparnaiba.com/redacao/2012/03/07/c-mara-de-parna-ba-aprova-aumento-de-sal-rio-para-guarda-municipal.html

GUARDA MUNICIPAL DE CORONEL JOÃO SÁ (BA) CRIA A RONDA ESCOLAR



O Prefeito Municipal de Coronel João Sá, o Sr. Carlos Augusto Silveira Sobral, através de Decreto Municipal, criou o Programa Ronda Escolar. O Ronda Escolar é um programa preventivo e educativo da Prefeitura Municipal de Coronel João Sá, através da Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania e Direitos Humanos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e tem como principal objetivo dar suporte ao corpo docente, discente e funcionários das escolas do município. O trabalho da Ronda Escolar é norteado pela idéia de prevenção à violência e a agressividade infanto-juvenil. Possui um leque de medidas de prevenção e apoio, como visitas de rotinas às unidades escolares; palestras; seminários, peças teatrais, atendimento de ocorrências a pedido da direção do estabelecimento de ensino; atendimento a denúncia e/ou maus tratos nas escolas e orientação sobre a legislação pertinente aos direitos e deveres da criança e do adolescente. Suas atividades são pautadas em ações democráticas e participativas, baseadas em valores éticos e morais, além de estimular o exercício da cidadania. Segundo o Prefeito Carlinhos Sobral, para efetivação do Programa Ronda Escolar será utilizado um grupamento da Guarda Municipal, com treinamento específico e colocado em prática no ano letivo de 2012, nos períodos: matutino, vespertino e noturno. Acrescentou o Prefeito Carlinhos Sobral que o Programa representa para as Escolas Municipais de Coronel João Sá um importante desafio na caminhada de uma educação de qualidade, alicerçada na promoção da cidadania e dos valores da democracia, da justiça social e dos direitos humanos.

Fonte: emjoaosa

GUARDA MUNICIPAL DE MIGUEL CALMON (BA) FAZ APREENSÃO DE DROGAS EM CASA ABANDONADA

A Guarda Municipal de Miguel Calmon, prestando um grande serviço à população local, após denuncia de populares realizou uma revista em uma casa abandonada na Rua Evandro Cardoso de Andrade e conseguiu apreender 07 pedras de crack, um cachimbo para o uso do mesmo produto e três facas de cozinha.
Os indivíduos fugiram ao perceber a ação dos GMs que adentraram a casa e numa busca minuciosa conseguiram apreender esses objetos. Possivelmente os indivíduos estavam escondidos no local para consumir e esconder as drogas apreendidas; ha indícios e denuncias de que eles estavam traficando nas imediações. A guarnição era composta pelos GMs Gabriel, Nascimento, Markus e auxilio do Comandante Rios e GM Freire, ambos de folga, mas que ao ser acionados pelos colegas, de imediato compareceram ao local.

Inscrições abertas para o Seminário da Guarda Municipal





Nos dias 29 e 30 deste mês será realizado o I Seminário de Segurança Pública da Região Metropolitana de Feira de Santana, o evento ocorrerá no auditório da Igreja Batista Central, localizada na avenida Getúlio Vargas. O encontro faz parte das comemorações pelos 119 anos de criação da instituição no Município, que será celebrado no dia 25 de março. As atividades vão acontecer das 8h às 17 horas. O tema do encontro é “O Fortalecimento da Guarda Municipal e sua Integração na Segurança Pública”. Na ocasião serão apresentados os serviços do guarda municipal e o papel que desenvolve na sociedade. Já estão confirmadas as presenças do inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, da Guarda Municipal de Curitiba, no Paraná; e o guarda civil Maurício Donizete Maciel, da cidade de Varginha, Minas Gerais. O Seminário é destinado para as pessoas e órgãos ligados à Segurança Pública, entidades de classe, guardas municipais e a comunidade em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Feira de Santana, através do endereço eletrônicowww.feiradesantana.ba.gov.br. Os interessados devem baixar o formulário de inscrição, preenchê-lo com as informações necessárias e encaminhar o documento para o email: suaagmfs@hotmail.com.

Guarda Civil Municipal de São José dos Campos ganha Base Móvel

Micro-ônibus possui câmera de vigilância na parte superior externa e interna


A Guarda Civil Municipal recebe nesta quarta-feira (7), às 10h, uma base móvel de monitoramento. A Prefeitura de São José dos Campos fará a entrega durante a solenidade de inauguração da base de Bombeiros (Praça Natal, 1.210), no Parque Industrial, na zona sul do município.

A unidade móvel da Guarda possui uma câmera de vigilância na parte superior externa e equipamentos de videomonitoramento dentro do veículo. A base será utilizada no monitoramento de grandes eventos, ações em parques, praças públicas, entre outros. Em 2011, a Guarda Civil Municipal recebeu dez motos e 20 carros, que substituíram a frota mais antiga.

As bases da Guarda também têm recebido investimentos. O prédio da Inspetoria no Parque Industrial está em fase final de construção. As bases do Galo Branco e do Centro passaram por reformas em 2011 e 2010, respectivamente. A construção da inspetoria do Novo Horizonte foi finalizada em dezembro de 2009.

fonte: http://www.saojosedoscamposdiario.com

Demissão de GCM em S.Caetano mobiliza sindicalistas no ABCDDemissão de GCM em S.Caetano mobiliza sindicalistas no ABCD

Chagas e Pavan coordenam movimento pela valorização dos guardas no ABCD.

Sindicatos farão manifesto contra perseguição aos profissionais e retomarão Movimento Pela Valorização dos Guardas, criado em 2006

A demissão de GCMs (Guardas Civis Municipais) e abertura de vários processos contra profissionais em São Caetano provocou uma mobilização dos diretores de Sindservs (Sindicato dos Servidores Públicos) no ABCD. A intenção é fazer um manifesto contra o governo do prefeito José Auricchio Júnior (PTB), que exonerou nesta semana dois GCMs, sendo um deles (Nilton Taveira) presidente do Singuarda (Sindicato dos Guardas de São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires).

O presidente do Sindserv de São Bernardo, Giovani Chagas, quando soube das demissões na cidade vizinha, conversou com o diretor do Sindicato de Santo André, Carlos Alberto Pavan, e ambos decidiram retomar o Movimento Pela Valorização dos Guardas, criado em 2006, após perseguições de administrações públicas que demitiram GCMs naquele ano por conta de greves da categoria. “São Caetano demitiu na época cinco guardas e São Bernardo 11 e todos foram reintegrados ao cargo após entrarem na Justiça”, disse Chagas.

Chagas e Pavan entrarão em contato com os demais sindicatos da Região para abordar a questão. “Infelizmente, guardas têm sofrido perseguições e temos de ser solidários. A pressão e o índice de perseguição são grandes e, por isso, temos de pensar em nível regional”, afirmou o presidente do Sindserv de Santo André.

O diretor de Santo André também disse que as demissões em São Caetano provocaram indignação na categoria da cidade.

A presidente do Sindserv de Diadema, Jandyra Uehara, acha importante uma mobilização regional para fortalecer a categoria e buscar a democratização nas Guardas. “O que acontece em São Caetano é uma relação autoritária dentro da GCM”, disse.

O presidente do Sindserv de Mauá, Jesomar Lobo Júnior, foi o mais contido nas críticas e afirmou que é preciso avaliar o que acontece em São Caetano e os motivos das demissões.




FONTE: http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=38879

segunda-feira, 5 de março de 2012

REGULAMENTAÇÃO DAS GCMS PODERÁ SAIR AINDA EM 2012

De acordo com Benedito Mariano, Dilma avaliará minuta regulatória das guardas até maio


As guardas municipais poderão ser regulamentadas por lei federal ainda este ano. Essa é a expectativa do presidente do Conselho Nacional dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública e secretário de Segurança de São Bernardo, Benedito Mariano. A minuta regulatória está sob análise do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e terá de passar pela presidente Dilma Rousseff e pelo Congresso Nacional. Na entrevista ao ABCD MAIOR, Mariano também falou sobre os projetos do GT (Grupo de Trabalho) de Segurança do Consórcio Intermunicipal e sobre as ações da Prefeitura de São Bernardo.

ABCD MAIOR - Como está a discussão nacional sobre a regulamentação das guardas municipais?

BENEDITO MARIANO - O GT criado pelo Ministério da Justiça para fazer o marco regulatório das guardas civis, do qual faço parte, elaborou um projeto de lei que regulamenta o inciso oitavo do artigo 144 da Constituição. A minuta está pronta e deixa claro quais são as atribuições das guardas civis, até onde elas podem ir. Define ainda essa identidade preventiva e comunitária, além de estabelecer a aposentadoria especial para os guardas, assim como as dos policiais.

Qual é a perspectiva para que o projeto vire lei?

Agora, o projeto está sob análise do ministro José Eduardo Cardozo e a nossa expectativa é que ele chegue até maio às mãos da presidente Dilma para a avaliação final. Daí seguirá para o Congresso Nacional como projeto do Executivo federal. Eu estou muito otimista, pois estamos próximos de conseguir um avanço extraordinário do ponto de vista de uma regra nacional de funcionamento das guardas.

Falando em direito, temos visto que as GCMs do ABCD estão insatisfeitas. A discussão será levada para o Consórcio?

Acho que os casos devem ser resolvidos de forma pontual. Em São Bernardo, a maioria absoluta (dos GCMs) reconhece que nós fizemos uma revolução administrativa na nossa guarda, por isso acredito que não haverá greve. Nós reestruturamos o departamento, valorizamos o guarda, promovemos mais de 80% do efetivo antigo e criamos o estatuto. São conquistas importantes que a maioria das guardas do País não tem. Há ainda o que melhorar? É claro, mas pedir um aumento de 220% para o piso inicial é uma proposta fora da realidade. O governo está aberto para negociar, mas dentro de uma proposta coerente com a realidade do município.

De modo geral, como o sr. avalia o trabalho realizado na área de segurança pelo Consórcio?
O GT de Segurança é um dos GTs mais ativos do Consórcio. Temos feito grandes avanços para que nossa Região tenha uma política integrada e fortalecida. Do ponto de vista da integração, tivemos algumas conquistas importantes. Primeiro, unificamos os boletins, o que nos permitirá fazer, no futuro, um balanço estatístico do trabalho das guardas. Depois, estabelecemos uma estrutura curricular de formação única. E conseguimos integrar as guardas por meio dos rádios de comunicação. Olhando para isso, acredito que o GT vem conseguindo manter a integração, que é o espírito do Consórcio.

Quais são os próximos projetos para o GT de Segurança?

Agora estamos focados na criação do Centro de Formação Integrada da GCMs para a Região. A ideia é que o centro de formação usado por São Bernardo seja ampliado para uso regional. Os secretários municipais e os comandantes das guardas já conhecem o espaço e acharam o local adequado. Então nós encaminhamos para Brasília uma proposta para ampliar o Centro em equipamentos e estrutura. O próximo passo é montar dentro do GT uma comissão para iniciar a elaboração de um estatuto (regra de funcionamento) regional para avaliação dos sete prefeitos.

O Centro de Formação Integrada ficará para 2013?

O Centro ficará para 2013, do ponto de vista da formalização com os prefeitos. As prefeituras precisam definir qual será a participação de cada uma no custeio, além do formato do conselho gestor de formação. Por isso, vamos construir tudo com cautela e apresentar para os prefeitos uma proposta bem delineada sobre o funcionamento. Mas, independente disso, Brasília aprovou em dezembro de 2011 o projeto que encaminhamos de mais de R$ 1 milhão que possibilitará a compra de equipamentos. Com o recurso, vamos comprar 450 coletes leves à prova de balas, o que já está em licitação. Isso faz parte do projeto integrado, por isso independente de o centro estar ou não funcionando, vamos dividir e entregar para todas as guardas os materiais. Também vamos comprar, este ano, um ônibus. A ideia é ter os equipamentos adequados, antes de apresentar a proposta para os prefeitos.


Como está o andamento do projeto dos portais nas divisas das cidades?

Ainda não avançou. O Ministério da Justiça está redefinindo os programas e ações. Já fizemos uma pré-minuta e agora estamos esperando para ver em qual programa do governo federal poderemos apresentar essa proposta.

Por que o sr. defende que o ABCD precisa de mais policiais?

Hoje a Região possui 27 distritos policiais e apenas nove funcionam 24 horas. Para que os distritos fiquem abertos 24 horas, é preciso mais policiais, delegados, investigadores e escrivães. Um total de 800 policiais militares e 200 civis. Se levarmos em consideração as escalas de serviço, os 400 PMs incorporados em dezembro, para as sete cidades, dá uma média de 60 ou 70 policiais por dia na rua, e isso é pouco.

Como está o processo de instalação de câmeras de segurança em São Bernardo?

Esse é o principal projeto da gestão Luiz Marinho e da Secretaria de Segurança Urbana, mas ainda estamos sofrendo com alguns obstáculos. Tivemos pela segunda vez recursos ao Tribunal de Contas de empresas que nem sequer retiraram o edital, mas que entraram com pedido de impugnação. Nós abrimos o edital em agosto de 2011 e em janeiro deste ano teríamos uma nova licitação, mas o pedido de impugnação adiou mais uma vez o processo. A Prefeitura está trabalhando e apresentando recursos ao tribunal, mas o jeito é esperar o julgamento. Apesar disso, o projeto está de pé, serão 400 câmeras na cidade com um sistema que vai integrar GCMs, Defesa Civil, Trânsito e Samu. O projeto é importante para coibir, inibir e prevenir a violência.

fonte: abcd maior

Após greves de PMs, guardas querem desengavetar PEC na Câmara


  Guardas civis metropolitanos protestam pela aprovação da PEC 534, em São Paulo
                                                Foto: Diogo Moreira/Futura Press


Enquanto os policiais militares, civis e bombeiros cobram do Congresso a aprovação da PEC (proposta de emenda à Constituição) 300, que cria um piso salarial nacional para as categorias, guardas civis municipais aguardam há dez anos a votação da PEC 534, que amplia seu poder de atuação nas cidades.MARINA NOVAES
Embora sejam órgãos diferentes - a polícia responde aos governos dos Estados e as guardas civis, às prefeituras -, a categoria pegou carona nas recentes greves da PM da Bahia e do Rio de Janeiro para pedir que o projeto saia da gaveta da Câmara dos Deputados, onde está parado desde 2005. Agora, a categoria promete realizar em maio uma marcha nacional em Brasília para alertar para o "esquecimento" da proposta.
Apesar da intensificação da mobilização dos azuizinhos, como são chamados em algumas cidades, o próprio relator do texto na Câmara, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que também preside a comissão sobre a PEC 300, admitiu a dificuldade em colocá-lo em votação.
"Existe uma cobrança muito grande para que a PEC 300 seja votada logo na Câmara, mas mesmo assim o presidente o deputado Marco Maia disse que não quer votar o projeto. O problema é que os guardas civis tem menos força política, e essa greve das polícias militar e civil não os ajuda", disse o parlamentar.
Proposta em 2002 pelo senador Romeu Tuma (morto em 2010), a PEC 534 já foi aprovada pelo Senado, mas aguarda desde 2005 para ser votada pelos deputados. Inicialmente, o texto propunha a criação de uma Guarda Civil Nacional, porém, com a criação da Força Nacional de Segurança Pública, em 2004, esse trecho foi retirado. Agora, o que está em discussão é quais devem ser as competências do órgão, ou seja, se as guardas civis devem continuar a agir apenas para proteger os "bens, serviços e instalações" municipais, como diz o artigo 144 da Constituição Federal, ou se poderão também "proteger suas populações", como já ocorre em algumas cidades.
Na prática, isso significa dar poder de polícia às guardas civis, o que divide a opinião de especialistas e desagrada grande parte do comando da PM, que teme um enfraquecimento da instituição.
"Existe uma brecha sobre o papel das guardas, mas não acho uma boa ideia a aprovação da PEC 534. Hoje as cidades já escolhem o poder que querem dar para as guardas civis. Então, aprovar essa PEC iria só onerar ainda mais os Estados", avalia o secretário executivo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima.
Para o especialista em segurança pública Guaracy Mingardi, pesquisador da escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que já foi secretário de segurança emguarulhos.com a PEC, as guardas poderiam atuar em parceria com a PM para combater a criminalidade, o que hoje já é feito em algumas cidades.
"Sempre fui francamente favorável a dar mais poder à guarda. Isso não quer dizer que eles substituiriam a PM, nem teriam seu próprio 190, por exemplo, mas poderiam contribuir até para que o efetivo da PM fosse melhor aproveitado em algumas funções", disse Mingardi.
Ele lembra que, mesmo que a PEC seja aprovada, ainda será preciso criar uma outra lei para disciplinar quais serão as atribuições das guardas civis.
Guerra de lobbies
Outro obstáculo para os guardas civis é o "lobby contrário" feito nos bastidores pela Polícia Militar. E, nessa guerra de forças, quem perde são os guardas civis, que estão presentes em menos lugares.
De acordo com o guarda civil de São Paulo Maurício Domingues da Silva, o Naval, presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida, que entre outras coisas representa a categoria nesse sentido, existem no Brasil cerca de 120 mil guardas presentes em aproximadamente 1.000 municípios.
O povo precisa de mais segurança e as guardas municipais têm condições de ajudar, nós temos capacitação, deveríamos ter mais poder de atuação. Mas, para a PM, as guardas são 'um mal' e, infelizmente, eles têm mais força que nós. Eles acham que a gente iria atrapalhar, mas isso é um tabu, uma questão de cultura", disse o guarda, que está na carreira desde 1986.
Naval fundou a ONG em 2004, após perder três filhos (com idades entre 17 e 19 anos) assassinados e, desde então, trabalha pela aprovação do projeto.
Além da PEC 534 (das guardas civis) e da PEC 300 (do piso salarial das polícias), tramita no Congresso a PEC 549 (PEC dos Delegados), que fala sobre as carreiras dos policiais civis. Todas as propostas estão prontas para serem votadas no plenário da Câmara, porém, ainda não há uma previsão para que isso aconteça.
"Existem vários projetos no Congresso, mas a discussão em relação à segurança pública fica perdida em uma espécie de 'buraco negro', em que um lobby anula o outro. Fica esse jogo de empurra e empurra e a soma é igual a zero", conclui o secretário do Fórum de Segurança Pública.
Procurado pelo Terra , o Ministério da Justiça disse que não iria opinar sobre a PEC 534, a PEC 300 e a PEC 549 enquanto as discussões sobre os projeto não forem concluídas na Câmara dos Deputados.
As diferenças entre as corporações
Para combater a criminalidade no país, o sistema de segurança pública brasileiro conta com as polícias Federal, Civil e Militar, além das guardas municipais. Cada corporação tem funções específicas:
Polícia Federal - Investiga e combate os crimes que afetam a União. O órgão pertence ao governo federal, ligado ao Ministério da Justiça.
Polícia Civil - Responsável por investigar os crimes cuja jurisdição pertence aos Estados. As corporações são subordinados aos governos estaduais.
Polícia Militar - É responsável pelo policiamento preventivo, pela segurança nas ruas e por manter a ordem pública. Cada Estado mantém sua corporação.
Guarda Municipal - As corporações estão ligadas às prefeituras e tem o objetivo de proteger as áreas públicas (prédios, praças, parques, monumentos), de preservação natural e cultural das cidades. Podem ser armadas, mas não possuem atribuições das PMs.

MOBILIZAÇÃO CONTRA O BICO OFICIAL DA PM EM AMERICANA


Polícia precisa de salário digno e não de horas excessivas em intermináveis escalas extras isso serve tanto para Militares como para nós Guardas Civis é fácil explorar a miséria policial e desprestigiar as Guardas Civis com a função delegada.
Não resolve o problema do Policial militar e cria um problema para os Guardas Civis a mente que bolou está maquiavélica ação com certeza queimará no inferno.
Uma frase do grande escrito Victor Hugo resume a função delegada "A miséria oferece e a sociedade compra."

O porque não se aprovar a função delegada :


1º Se não a problemas na esfera legal existe muitos na esfera moral.2º Todos policiais de todas as eferas lutam por aposentadoria aos 25 anos trabalhando todos os dias deveriam aposentar com 12 anos de serviço ? O descanso não deve ser vendido por extenuantes jornadas que tiram o policial do seu convivio familiar explorando sua miséria e retirando-o do seio familiar.
Se o salário do policial fosse suficiente, ele teria tempo para cuidar da sua saúde e da família. Um salário justo significa dignidade e os PMs deven lutar para que o Estado pague melhor seus policiais e as prefeituras a seus Guardas.
3º Para a prefeitura não há ganho algum pois quando o cidadão vê o PM ele não vê a figura do prefeito e sim do estado hoje quando um cidadão visualiza a GCM de pronto ele sabe que é o patrulhamento da prefeitura.
4º O prefeito cria um desprestigio total com sua Guarda Civil sendo que em média 70% dos GCMs moram na cidade em que prestam serviço ele terá um aversão total dos integrantes da GCM com a sua figura o ganho com os PMs que recebem tais bebeficios será minimo pois em sua maioria pouco residem na cidade em que trabalham.
5º Desde o início da Operação Delegada na capital, em dezembro de 2009, o número de policiais militares mortos em horários de folga caiu 78%, segundo dados da corporação.Muito bom e o números de GCMs alguém se importa ? Seria cômico se não fosse trágico para os Guardas.
6º Oficiais da PM pregam que o município não deve participar da segurança pública e agora eles querem que o município pague pela segurança, é um verdadeiro embuste contra o municipio .
7º Para o estado é ótimo pois evita que os PMs lutem por sua pec 300 a qual traria muita dignidade a eles com um piso nacional de R$ 3500,00.


Um poema exemplifica de forma clara a função delegada.


“Na primeira noite eles se aproximam
roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem :
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo o nosso medo
arranca-nos a voz da garganta.
E já não dizemos nada.”
Autor: Eduardo Alves da Costa

Aliste-se nesta luta vamos enviar email ao vereadores de Americana pois vem sendo inflingida por este mal .

Email dos vereadores.

leal@camara-americana.sp.gov.br
acseng@uol.com.br
capitaocrivelari@camara-americana.sp.gov.br
celsozoppi@camara-americana.sp.gov.br
divina@camara-americana.sp.gov.br
duzzi@camara-americana.sp.gov.br
leonora@camara-americana.sp.gov.br
kim@camara-americana.sp.gov.br
odairdias@camara-americana.sp.gov.br
oswaldo@camara-americana.sp.gov.br
paulochocolate@camara-americana.sp.gov.br
chiconi@camara-americana.sp.gov.br
thiagobrochi@camara-americana.sp.gov.br


Contamos com a colaboração de todos.AUTOR GCM PREZOTTO

Seminário de Segurança Pública da Região Metropolitana de Feira de Santana - 119 anos da Guarda Municipal

Seminário de Segurança Pública da Região Metropolitana de Feira de Santana

119 anos da Guarda Municipal

"O fortalecimento da Guarda Municipal e sua integração na Segurança Pública"

Data: 29 e 30 de março de 2012
horário: das 08h às 17h
Local: auditório da Igreja Batista Central
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1990 - Centro




Inscrições:
Site: www.feiradesantana.ba.gov.br
e-mail: suaagmfs@hotmail.com
agmfs@yahoo.com.br

Informações: (75) 8835-7003 - Israel Santana
(75) 8117-2011 - Jucemir Araújo
(75) 9205-8995 - Jomar Homero


Mais notícias nas página da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais - FEBAGUAM
www.febaguam.blogspot.com

Guarda Municipal no Paraná Seguro



Dá muito orgulho reproduzir essa reportagem, mas devemos reconher que as nossas polícias civil e militar tem uma forte história e estão mudando, se adaptando à nova realidade. É importante saber que nossa GMC é respeitada pela população e pelas outras polícias, o trabalho na UPS foi importante para firmar ainda mais essa cooperação.

                                                  PARANÁ SEGURO
                                             Albari Rosa/ Gazeta do Povo
                        
Jornalistas da Gazeta do Povo foram abordados cinco vezes, sempre pela Guarda Municipal. Foto reproduz uma das abortagens
Operação Guardas municipais são maioria entre os agentes
Apesar de a UPS ser um projeto do governo estadual, a reportagem constatou pequena presença da Polícia Militar

                                         Uberaba amanhece sob a vigilância da polícia
                                                           Símbolo de calmaria
Na manhã de sexta-feira, dia seguinte da ocupação, Andres, 6 anos, (foto) agitava uma bandeira do Brasil no meio de uma das ruas da Vila União. O gesto parecia simbolizar a calmaria que paira sobre o bairro. O avô dele, o aposentado João Reis da Costa, 63 anos, também torce para que sejam tempos de paz. O sul-matogrossense que migrou a Curitiba há 12 anos e se instalou com a família no Uberaba tem a receita para manter a violência afastada: voltar a conviver com filhos e 11 netos e ter um bom relacionamento com os vizinhos. Para ele, a presença da polícia tende a reforçar a sensação de segurança. “Às vezes eu penso: será que dá para sair? Agora, com mais polícia, melhora”, diz.


Futuro Líderes reclamam da falta de diálogo
A falta de diálogo entre o governo do estado e a população para deflagrar a implantação da Unidade Paraná Seguro (UPS) no Uberaba ficou evidente na fala de líderes comunitários e integrantes de entidades representativas do bairro. De um modo geral, as lideranças aprovam a iniciativa, mas ainda não sabem ao certo quais serão os próximos rumos do projeto. “Todas as informações que temos vieram por meio da imprensa. Não sabemos como vai ser”, confirma o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) do Uberaba, José Aparecido Dudu da Silva.
Teorias para as causas da violência no bairro estão na ponta da língua dos representantes dos grupos. Eles atribuem os altos índices de criminalidade ao crescimento desordenado do Uberaba – marcado por diversas áreas de invasão – e relacionam o fenômeno a falhas do governo na prestação de serviços básicos, como saúde, educação e lazer. “Nas escolas não há contraturno para atender a todas as crianças. É preciso retirar as crianças das ruas, fazer um trabalho preventivo”, defende o secretário do Conseg, Paulo Duarte, conhecido no bairro como Papai Noel.
Infraestrutura
Com a falta de infraestrutura, atividades para ocupar o tempo ocioso e perspectivas, os jovens se encontram mais vulneráveis às drogas. Na avaliação das lideranças do bairro, o tráfico está na raiz da violência. “Ninguém rouba para comprar comida para a família. Quem rouba é sempre para comprar drogas”, exemplifica Duarte.
Apesar disso, os moradores parecem otimistas e esperançosos com o futuro. “É um bairro que tinha muita violência, mas é um bairro de gente boa, de gente que trabalha e que quer construir um lugar para viver feliz. Tendo o mínimo de condições, o resto é com a gente”, diz Dudu da Silva. (DR, FA e MK)Durante as 24 horas ininterruptas em que permaneceu na região onde o governo do estado está implantando a primeira UPS, no Uberaba, a reportagem da Gazeta do Povo constatou presença maior da Guarda Municipal (GM) em relação à Polícia Militar (PM). A UPS é um projeto estadual, embora com declarado apoio da prefeitura de Curitiba. O comando das polícias Civil e Militar informou que por motivo de estratégia não divulga o número de policiais que permanecem na operação, mas havia uma visível supremacia dos guardas municipais, numa proporção de pelo menos dois por um, ao longo da madrugada de sexta-feira e no decorrer do dia.
De acordo com o comando da GM, 115 homens e mulheres, de um efetivo de 1.650, foram deslocados para apoiar o governo do estado nesse projeto piloto. Os guardas pareciam em maior volume sobretudo nos principais pontos de acesso às 12 vilas que compõem esse extremo do bairro Uberaba. No tempo em que estiveram na região de abrangência da UPS, os cinco jornalistas da Gazeta do Povo foram abordados cinco vezes nos bloqueios de segurança – todas as abordagens foram feitas pela Guarda Municipal. A equipe de jornalistas só se identificava depois de concluída a abordagem, uma forma de avaliar o trabalho prestado à comunidade. Nos cinco episódios o contato foi respeitoso.
Para Edna Paixão da Silva dos Santos, líder comunitária da Vila Icaraí, a Guarda Municipal é referência de bom atendimento. “Quando preciso de algo, ligo para eles”, conta. Ela explica que até as abordagens ou “gerais” realizadas pela Guarda ocorrem com respeito e educação. “A polícia já chega querendo bater”, resume.
Avanços e retrocessos
O tráfico no Paraná avança porque, capitalizados pela venda de drogas, os marginais buscam se instalar nos vazios do Estado, que não são poucos. Curitiba, por exemplo, tem 258 ocupações irregulares, áreas preferidas por eles para manter os negócios. Não por acaso, essas localidades concentram os maiores índices de violência.
Talvez pela distância, a polícia raramente aparece. Soa como um problema menor se comparado ao que se vê nos morros cariocas, mas não é. As regras do tráfico são iguais em todo lugar. As características e os motivos dos homicídios são sempre os mesmos: jovens mortos por dívidas ou disputa de território.
Vez ou outra, o poder público esboça alguma tentativa de enfrentamento, mas o poder do tráfico é muito ramificado. As UPS são uma tentativa do Estado de evitar que se chegue ao extremo da falta de controle sobre essas áreas. Não é para menos. As taxas de homicídios são um forte indicativo de que precisa haver políticas públicas mais eficientes nesses locais.
Memórias da chacina
Pouco antes da meia-noite de quinta-feira, a atmosfera era de plena tranquilidade no bar encravado no coração da Vila União. A dona do botequim, Noemi de Cássia, assistia a uma minissérie na tevê, acompanhada de dois cães, dois gatos e de um único cliente, que bebericava uma batida de amendoim. “No meio de semana, é fraco mesmo”, resignava-se Noemi.
Mais de dois anos atrás, em novembro de 2009, o mesmo botequim foi um dos alvos da “Chacina do Uberaba”. Dos oito mortos, três estavam no bar. Nas paredes, os buracos abertos pelos tiros ainda permanecem. De lá para cá, a proprietária do estabelecimento viu o movimento despencar. Agora, com a instalação da UPS, ela parece lacônica. “Aonde vai ser [a sede da UPS]? Aqui, ninguém sabe de nada”, disse.
Habitué do bar e único cliente da noite, o pedreiro Israel Lourenço, sentiu, logo pela manhã, que a polícia estava presente no bairro: a casa em que ele mora sozinho foi revistada por policiais militares. Apesar do susto, ele avalia a ação com bons olhos. “É o serviço deles e é pra gente ter mais segurança. Agora, tem que ver se eles vão ficar por aqui. Vir só por um dia não adianta”, resume.