sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Guardas Municipais de Itapetinga ministra palestra sobre legislação, direitos e deveres da guarda municipal

                                                     GM GIVALDO   E  GM FERREIRA
Os guardas municipais Givaldo Vianna e o Gm ferreira da cidade de Itapetinga-ba,ministraram palestra para os guardas municipais das cidades de  Igaporã e Lagoa Real,

A palestra aconteceu na cidade de Igaporã  no dia 20/01/12,onde na oportunidade foram discutido vários assuntos entre eles:

Direito contistucional,
Art.144 Cf  Cap.III da segurança publica,
§ 8°  Os municípios poderão constituir Guardas Municipais destinada a proteção de seus bens,serviços e instalações,conforme dispuser a lei.
PEC  534/02,
Organização das guardas municipais,
Fundo nacional de segurança publica,
Pronasci,
Lei 10.826/03 (estatuto do desarmamento),
Bolsa Formação,


                                                                 FOTOS  DOS  GMS




CONTATOS:  GM GIVALDO (77)81146514      GM FERREIRA (77)81218389

ASSASSINO É PRESO PELA GUARDA MUNICIPAL DE CASSILÂNDIA

JOSÉ KAIQUE, 18 ANOS, MATOU EM DEZEMBRO, COM UMA FACADA NO CORAÇÃO, JOSIVALDO DE JESUS.



JOSÉ KAIQUE LIMA OLIVEIRA, 18 anos, foi preso pela Guarda Civil Municipal de CASSILÂNDIA (Catolézinho) em cumprimento a um mandado judicial expedido pelo Juiz de Direito Rodrigo Medeiros Sales, da Comarca de Itambé.
Kaique assassinou com uma facada no peito no dia 17 de dezembro no distrito do Catolézinho JOSIVAL DO DE JESUS “ZÉ NEGUINHO”, segundo informações da GCM. Zé Neguinho se encontrava em uma festa dançante no distrito, quando após uma discussão com Kaique foi furado com a facada no peito, a vítima, mesmo esfaqueada, foi até a viatura da Guarda Municipal e narrou o ocorrido, tendo informado que o adolescente de 18 anos JOSÉ KAIQUE foi o autor do fato, conduzido para o Hospital Cristo Redentor de Itapetinga, horas depois Josivaldo não resistiu e acabou falecendo.

Os GMS Alan Freitas, Edvaldo Paiva e Jovenildo Monteiro, conseguiram deter o assassino em uma residência na Rua Rui Barbosa, em Cassilândia.


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

TRISTEZA NA PM DA BAHIA



Fotos de Igor Gomes

TRISTEZA NA PM DA BAHIA - ATÉ QUANDO VAMOS AGUENTAR? A TRISTEZA NÃO É SÓ DA PM DA BAHIA, MAS SIM, DE TODAS AS POLÍCIAS DO BRASIL...

A barbaridade com que o crime aconteceu chocou todo o estado bahiano e agora está sendo estopim para um protesto da PM em todo o Brasil, que inclusive, já demonstrou adesão dos PMs do Piauí.
Os policiais bahianos foram levados por bandidos, membros de guangues, para um local distante das residências, onde tiveram mãos e pés amarrados em uma estaca de madeira, junto a uma cerca, e então, foram executados com tiros na cabeça.

Os corpos foram encontrados em uma cena lastimável.

As fotos da cena do crime estão sendo usadas em protesto por policiais militares de todo o Brasil, visando chamar a atenção das autoridades governamentais para o risco que correm os profissionais da Segurança Pública.

Na manhã desta quinta-feira (1º), a redação do Portal ai5piaui recebeu as palavras de protesto de um policial militar do Piauí e mostra as fotos do crime que vitimou fatalmente dois PMs em Juazeiro, na Bahia.
Nas poucas palavras fica registrado o protesto e indignação do policial militar piauiense: 'Covardia é isso, cadê os direitos humanos agora? DEUS ampare estas famílias porque os DIREITOS HUMANOS não vão!

"O Brasil precisa ver o risco que corremos comparado ao risco que outros correm!

FONTE:http://policianolocal.blogspot.com/
A Rotina e o excesso de confiança são os inimigos mortais dos Policiais. Fiquem atentos para não se deixarem cair neste mal. Essas são as duas razões que tiram a vida de 100% dos policiais. Espalhem essa informação compartilhando com todos os policiais ...

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

As inscrições estarão abertas A Rede EAD da Senasp



Caros Alunos (as),


A Rede EAD da Senasp neste ano irá oferecer 03 (três) ciclos de estudos na modalidade a distância em parceria com a SSPJ, com cerca de 70 cursos ora de aperfeiçoamento e ora formação, sem custo algum para o servidor.
As inscrições estarão abertas em primeira fase dos dias 26 a 28 de janeiro (inscrição para um curso) e em segunda fase dos dias 29 a 30 de janeiro (inscrição para o segundo curso). Das 200 mil vagas ofertadas no ciclo, 60 mil serão destinadas, exclusivamente, para o PROJETOS DE CAPACITAÇÃO PARA GRANDES EVENTOS.
Teremos cursos novos na Rede, um deles é o de Inglês 2 e alguns terão versão atualizada, como o de Identificação Veicular 1, Emergencista Pré-Hospitalar e Busca e Apreensão.
Os servidores poderão se inscrever no site:www.mj.gov.br/ead , nas SSPJ dos demais Estados, através de seus Gestores e Para os alunos do Estado de Goiás: informações pelo e-mail:telecentroead@hotmail.com ou telefone: (62)3201-1607 - Telecentro – GO.

Boa Sorte

Justiça de Mauá nega arma a GCM de folga

A Justiça negou o pedido de liminar da Prefeitura de Mauá, que requeria o porte de arma de fogo particular aos guardas-civis municipais, fora do horário de serviço. Nos autos, o Ministério Público também pediu pelo indeferimento. No entanto, o governo Oswaldo Dias (PT) informou ontem que, baseado em jurisprudência, pretende recorrer da decisão.
A juíza substituta da 2ª Vara Criminal da cidade, Renata Mahalem da Silva Teles, ainda não julgou o habeas corpus preventivo (instrumento jurídico que tem por fim proteger o indivíduo), interposto pela Prefeitura de Mauá. Ontem, o processo aguardava manifestação do promotor Hélio Jorge Gonçalves de Carvalho.
Em caráter liminar, Renata negou o pedido que os guardas-civis não fossem presos, até o julgamento final da ação, em posse de arma de fogo fora do expediente de trabalho. No processo, a administração municipal informa que 188 guardas estão aptos a portar a arma de fogo - a corporação é formada por 240 integrantes.
Para Renata, o habeas corpus preventivo é cabível quando houver risco de constrangimento ilegal à liberdade do cidadão. O que não seria o caso, segundo a juíza. A magistrada também apontou que não se verificou a criação de corregedoria nem ouvidoria geral, como o Estatuto do Desarmamento prevê. O que foi contestado pela Prefeitura, quando indagada pelo Diário. A administração afirma que "as leis municipais 4.562/2010 e 4.455/09" criaram, respectivamente, os dois órgãos.
INCONSTITUCIONAL
A lei federal 10.826/03 proíbe que os integrantes das GCMs de cidades com mais de 50 mil e menos de 500 mil habitantes, caso de Mauá (417.458), utilizem arma de fogo fora do horário de trabalho. Mas o próprio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo tem reconhecido a inscontitucionalidade do artigo 6, inciso 4º. Exatamente jurisprudência que o governo municipal deve usar para conduzir a defesa.
No Grande ABC, São Caetano e Ribeirão Pires, que têm população abaixo de 500 mil habitantes, tiveram êxito na Justiça no ano passado (veja reportagem nesta página).
Sem o aparato legal, os guardas-civis, se estiverem de folga, por exemplo, poderão ser presos em flagrante por porte ilegal de arma. Neste caso, as armas utilizadas fora do expediente devem ser de uso particular e devidamente registradas pela Polícia Federal.
A equipe do Diário ouviu vários guardas-civis de Mauá, devidamente armados e em horário de trabalho. Todos defenderam a importância de portar a arma particular fora do expediente. "É simplesmente por questão da nossa segurança, em razão da atividade que exercemos diariamente", apontou um deles. Trata-se, inclusive, de reivindicação antiga da corporação, instituída em 28 de novembro de 1967.
A Polícia Federal informou que guardas-civis, de cidades com menos de 500 mil habitantes, deverão requerer o porte como particulares.
São Caetano e Ribeirão obtiveram aval
Com população abaixo de 500 mil habitantes, os guardas-civis de São Caetano e de Ribeirão Pires obtiveram, em 2011, decisões judiciais favoráveis para o uso de arma de fogo fora do trabalho.
Os dois municípios conseguiram o habeas corpus preventivo, também conhecido como salvo-conduto. As decisões, a princípio, foram em caráter liminar. As ações já se tornaram definitivas.
Em São Caetano, com população estimada em 152.093 moradores, 400 guardas foram beneficiados. A liminar foi dada em 24 de maio e a sentença em 28 de julho. A Prefeitura não informou o número de guardas que possuem armas particular.
No caso de Ribeirão Pires,com 112.011 habitantes, a corporação obteve a permissão por meio de mandado de segurança, segundo o governo Clóvis Volpi (PV).
A Prefeitura de Diadema (386 mil habitantes) não informou se existe interesse em obter o salvo-conduto para os 194 guardas-civis. Santo André (673.914) e São Bernardo (765 mil) possuem convênio com a Polícia Federal para uso do armamento, durante e fora do horário de serviço. Rio Grande não possui GCM.

GUARDA MUNICIPAL DE UNA (BA) RECEBE NOVO FARDAMENTO












Na noite do dia 14 de janeiro de 2012, o Prefeito de Una, município a 503 km de Salvador, Dejair Birschner, entregou o novo fardamento para operações especiais da Guarda Municipal de Una. A Guarda Municipal agradece e muito pela atenção da gestão municipal de Uma, fornecendo um uniforme de qualidade para esta GM.
Com o novo fardamento e disposição renovada o grupamento se preparou para na mesma noite da entrega do fardamento para ir passar a noite na festa do Pré-Forró no povoado das Pedras, no município de Una.

CARRO FURTADO EM LAGES DO BATATA É ENCONTRADO ABANDONADO NA CIDADE DE MIRANGABA


Na madrugada desta sexta-feira, a Polícia Militar de Mirangaba foi informada atraves da CIA de Polícia de Jacobina, sobre um veículo roubado, na localidade de Lages do Batata, município de Jacobina/BA. Kadet Branco Placa Policial KIB 4184 com licença da cidade de Nossa Senhora do Socorro-SE, o mesmo foi encontrado pela Guarda Municipal de Mirangaba, abandonado em frente ao colégio modelo, no centro da cidade por volta das 09:30h desta sexta-feira 20/01/12. O fato foi levado de imediato a Polícia da cidade, onde foi dado entrada no livro de ocorrência. O proprietário do veículo foi localizado no Povoado de Lages do Batata, onde se apresentou hoje pela manha com toda documentação do veículo e levando-o de volta pra casa. Foi levado um aparelho de som automotivo completo.

Guarda Municipal de Indaiatuba prende em flagrante grupo que roubava carteiros






Na tarde de terça-feira (17), a Guarda Municipal de Indaiatuba recebeu informações sobre o assalto a um carteiro. Detalhes davam conta de que os suspeitos agiam em um Palio, prata. Os guardas fizeram patrulhamento e localizaram o automóvel, placas de São Paulo ano 2008, modelo 2009, no Jardim Lauro Bueno. Ao ver as viaturas da Romi (Rondas Ostensivas com Motocicletas de Indaiatuba) se aproximarem os indivíduos iniciaram fuga.
Após acompanhamento e com apoio de outras seis viaturas, os GMs conseguiram fazer a abordagem, na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, Jardim Morada do Sol, próximo ao Centro de Formação de Condutores. No porta-malas foram encontrados mais de 45 caixas e envelopes com lacre dos Correios. Quatro homens estavam dentro do automóvel e assumiram o roubo a sete carteiros realizados na mesma terça.
Eles ainda disseram que estavam hospedados em um hotel da cidade. Os guardas seguiram ao local e descobriram que os rapazes tinham alugado três quartos e em um deles estavam duas moças. A menor de idade era da cidade de São Vicente e a maior de idade, de Praia Grande. As reservas seguiam até esta quarta-feira (18) e nos apartamentos acabaram encontrados R$ 720,00.
Todos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Campinas, por terem sido roubados produtos sob guarda de órgão do Governo Federal. As mulheres ficaram no aguardo de parentes que vinham de São Vicente para buscá-las. As sete vítimas também seguiram à DP e reconheceram os autores.
Foram apreendidos mais de 45 objetos, o Palio, o dinheiro e os quatro homens suspeitos receberam voz de prisão em flagrante. Eles foram presos e encaminhados para o 2º Distrito Policial de Campinas.
Dos presos, A.L.C., 22; L.R.S., 23 e F.D.F., 26 são moradores da cidade de Santos. R.L.S., 18 é de Indaiatuba. Curiosamente, A.L.C. residia na rua Indaiatuba, no Parque São Vicente, em Santos. Entre os produtos recuperados estão encomendas fechadas da Netshoes, pares de tênis, notebooks, cartões de banco, relógios, aparelhos celulares, vários cartões telefônicos e um total de R$ 802,25.

GUARDAS MUNICIPAIS DE FÓZ DO IGUAÇU SURPREENDEM ASSALTANTES EM HOTEL DE LUXO NA AVENIDA DAS CATARATAS


























Na madrugada desta sexta-feira (20), por volta das 02:00 horas, Guardas Municipais em patrulhamento de rotina pelos hotéis da Avenida das Cataratas, quando chegaram no Hotel Habor (Antigo Hotel San Martin), verificaram que não havia ninguém na recepção, e ao adentrarem no hotel constataram que o recepcionista e o mensageiro se encontravam amarrado, o qual foi informados que três assaltantes ainda estariam no hotel, o qual foi solicitado apoio de outros servidores e da policia militar, porem com a movimentação das viaturas os três assaltantes, saíram correndo pelos fundos do hotel, fugindo correndo tomando rumo a um matagal próximo ao hotel.
Com informações dos funcionários, foi constatado que os três assaltantes teriam chegado ao hotel em um veículo de cor vermelha, de placas paraguaias, sendo as características repassadas à rede, o qual um veículo semelhante foi avistado pela viatura da GM, na Avenida das Cataratas, o qual foi realizado um acompanhamento tático e abordado o veículo Subaru de placas ATC-633 do Paraguai, tendo como condutor Eudinaldo Tome da Silva, de 42 anos de idade, quando os servidores realizavam a abordagem o celular do condutor tocou, sendo atendido por um guarda municipal, na ligação interceptada pelos servidores, o enteado do condutor detido de nome Cleiton, solicitava que estavam no mato aguardando para serem resgatados.
Diante dos fatos quatro servidores municipais, assumiram o veículo Subaru e quando passavam próximo ao hotel, saíram do mato três elementos o qual ao verem que eram guardas municipais, efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a guarnição, iniciando uma troca de tiros, sendo alvejado por um disparo o assaltante de nome Cleiton, com este foi encontrado um revolver calibre 38, com quatro cartuchos intactos e dois deflagrados, objetos subtraídos do hotel e grande quantidade em dinheiro.
No local também foi preso João Maria Rodrigues, de 29 anos de idade, consigo foi encontrados também vários objetos roubados do hotel, inclusive o dinheiro roubado.
O Siate foi acionado onde encaminhou Cleiton ao Pronto socorro do hospital Municipal, com um ferimento no pé.
Todos os detidos foram encaminhados a 6ª SDP, para lavratura do flagrante delito.
com informações do site jtribunapopular.com.br

GUARDA CIVIL DE IBIÚNA APREENDE ENTORPECENTE E DETÉM INDIVÍDUO NO INTERIOR DA "FAVELA"DO JARDIM NOVA IBIÚNA




Em patrulhamento pelo JARDIM NOVA IBIÚNA nos arredores da "FAVELA" Ao perceber uma movimentação estranha no interior da favela, com o apoio de toda a equipe do plantão (B) e também das equipes de moto, foi realizada uma incursão na referida favela durante a entrada foi observado três indivíduo que ao perceber a presença das equipes tentaram fuga, porém um indivíduo evadiu-se para o interior do bar da CHICA, o indivíduo foi abordado no interior do bar da CHICA e identificado como sendo: MICHEL LEITE RIBEIRO, 22 anos sem antecedentes, residente no bairro do GABRIEL, há 09 kilômetros da área central. em seu bolso foi encontrado a quantia de R$ 124,00 em notas diversas. No local onde os indivíduos foram avistados durante a incursão foram encontrados a quantidade de 272 FLACONETES DE COCAÍNA, divididos em 04 pacotes acondicionados tipicamente para a venda, que posteriormente foi pesado tendo 195 gramas. Indagado sobre quem seriam os indivíduos que teriam efetuado fuga pelo interior da favela, MICHEL não soube informar, sobre o entorpecente o mesmo alegou não ser de sua propriedade.
Diante das circunstâncias MICHEL foi encaminhado para a delegacia de polícia onde foi apresentado para a autoridade de plantão que após tomar ciência dos fatos determinou a elaboração do BOPC de TRÁFICO DE ENTORPECENTES, Após MICHEL ser ouvido o mesmo foi liberado pela autoridade de plantão.

Polícia Civil e Guarda Civil fazem operação nas ruas de Cotia

Desde as 13:30hs dessa quinta-feira(19), cerca de 40 viaturas e 100 homens da Polícia Civil e Guarda Civil, realizam a Operação Integração, nas principais ruas da cidade.
A Operação faz parte de um menu de estratégias das forças policiais da região, decidido em uma reunião convocada pelo Delegado Seccional de Carapicuíba, Dr. Albano Fernandes

Comandada pelo Delegado do SIG - Setor de Investiçações Gerais da Seccional de Carapicuíba, Dr. Edinelson, a operação visa a abordagem de pessoas e veículos, para verificações suspeitas e fator preventivo.


"Delimitamos alguns pontos onde a estatística de crimes subiu, tanto estatísticas da Polícia Civil como da Guarda Civil", disse Edinelson.
"A operação também gera a sensação de segurança, e faremos pressão aos pontos específicos de tráfico de drogas", ressaltou.

Segundo o Delegado Titular de Cotia, Dr. Paiva, é interessante a integração da Guarda Civil com a Polícia Civil, visando a segurança da comunidade de Cotia. "Vamos atacar os pontos onde temos maior incidência de crimes", enfatizou.

Das 14 às 15 horas, foram feitos bloqueios pela cidade. Os policiais e guardas foram divididos em dez equipes, todas com relatórios de rondas. As equipes estiveram em Cotia - Jardim Sandra, Avenida Mathias de Camargo, Avenida Odair Pacheco Pedroso e Estrada da Roselândia, em Caucaia - Tijuco Preto e Água Espraiada, e na Granja Viana - Estrada da Aldeia, Rua José Félix de Olievira, Avenida São Camilo e Avenida João Paulo Ablas.
A reportagem do Portal Viva acompanhou a operação em alguns pontos da Granja Viana, bairro que tem sido vítima de vários assaltos à residências e explosões de caixas eletrônicos.










Às 16 horas, todos os envolvidos se reuniram em frente ao Paço Municipal, onde foi iniciada a segunda parte da operação. Dessa vez, os grupos ficaram mais concentrados e estão distribuídos aleatoriamente nos três pontos da cidade: Caucaia, Cotia e Granja Viana.