sexta-feira, 9 de março de 2012

SP /GCM de Santana de Parnaíba dá exemplo a ser seguido


Disque Denúncia atua como ferramenta fundamental no combate à criminalidade em Santana de Parnaíba

Implantado em Santana de Parnaíba no ano de 2003, o disque denúncia (0800-161532) vem sendo uma importante ferramenta no combate à criminalidade na cidade. Ao servir como uma ligação entre a Guarda Municipal Comunitária e a comunidade, o serviço vem auxiliando a Prefeitura na solução de vários casos na área de segurança pública, mantendo a qualidade de vida na cidade.
O Disque Denúncia possui a grande vantagem de preservar a identidade do denunciante, pois não há a necessidade de identificação. Além disso, ao efetuar a denúncia, a pessoa recebe um número de identificação da mesma, para que ela possa acompanhar o seu andamento e as medidas adotadas ao longo das investigações. Vale lembrar que toda denúncia feita pelo Disque Denúncia é averiguada pela Guarda Municipal.
De acordo com dados da própria GMC, as denúncias mais comuns são: tráfico e uso de entorpecentes e perturbação do sossego, sendo que todos os casos denunciados foram solucionados. Como apoio das ações de combate à criminalidade no município, a Guarda Municipal ainda oferece para a população um telefone de emergência (153), que, assim como o disque denúncia, funciona 24 horas, todos os dias.
No entanto, é importante enfatizar que, para garantir um atendimento mais eficaz, as denúncias anônimas devem ser direcionadas ao disque denúncia e, somente outros casos de emergência ao número 153.
Parceria entre as polícias
Outra estratégia diferencial em Santana de Parnaíba que vem trazendo grandes benefícios à população na área de segurança pública é a parceria entre a GMC e as Polícias Militar e Civil. A medida reflete nas quedas gradativas dos índices de criminalidade na cidade.
Por meio desta parceria, que engloba diversas ações e vem resultando na inibição de delitos, são realizadas, periodicamente, por membros da GMC e da Polícia Civil, blitzes (ou bloqueios), em pontos estratégicos da cidade.
Esse trabalho conjunto é promovido em todo o município, uma vez por mês, por determinação da Delegacia Seccional de Carapicuíba. Vale ressaltar que os bloqueios realizados periodicamente no município integram as diversas ações de combate à criminalidade em Santana de Parnaíba.
Esses bloqueios são feitos em todo o município, com foco aos pontos estratégicos da cidade, como forma de manter a ordem pública e coibir a prática de delitos nas ruas. Por meio destas ações, vários crimes vêm sendo inibidos na cidade, como apreensão de veículos irregulares, contrabando de produtos diversos, além de tráfico de drogas, entre tantas outras práticas criminosas.
A GMC
Criada em 1999, por meio da Lei Complementar nº 018, de 23 de novembro de 1999, a Guarda Municipal Comunitária de Santana de Parnaíba, a partir de então, ganhou novas atribuições, além de ser responsável por zelar apenas pela segurança do patrimônio público.
Atualmente, a GMC conta com 12 postos localizados em pontos estratégicos de diversos bairros da cidade. E para ampliar, ainda mais, a atuação dos agentes, a Prefeitura iniciou a construção de três novos postos 24 horas, nos bairros Parque Santana I, Colinas da Anhanguera e Cidade São Pedro.
A GMC atualmente dispõe de um efetivo de cerca de 400 GMCs, que atuam na cidade em diversas áreas, como segurança do patrimônio público e da população, controle do trânsito, auxílio no resgate de vítimas e policiamento preventivo. Além disso, todos os guardas são preparados com curso de brigadista de incêndio.
Hoje, a corporação trabalha com 35 viaturas operacionais – entre veículos, motocicletas e unidades móveis de atendimento Pré-Hospitalar, utilizadas em caso de acidentes. A Guarda possui, ainda, um centro de formação e aperfeiçoamento de guardas, onde integrantes da GMC recebem todo tipo de instrução e aprimoramento para o desenvolvimento da carreira.
Além de atender ocorrências das mais variadas naturezas, a Guarda Municipal conta com o Departamento Civil e Meio Ambiente, que presta auxílio aos outros órgãos que atuam no setor, além de realizar rondas em áreas de mananciais e de preservação ambiental.
A corporação ainda conta com um Sistema Inteligente de Prevenção ao Crime, que consegue alterar rotas de patrulhamento, de acordo com os registros de ocorrências, e um canil, composto por cães farejadores que auxiliam a corporação em missões especiais, principalmente nas buscas de entorpecentes, e uma banda com 19 músicos.
Fonte: folhapaulistana.com.br

2 comentários:

  1. Nunca precisei da guarda e quando precisei o número só chamava. Infelizmente abandonaram bairro 120 terra de ninguém.

    ResponderExcluir
  2. Nunca precisei da guarda e quando precisei o número só chamava. Infelizmente abandonaram bairro 120 terra de ninguém.

    ResponderExcluir