terça-feira, 9 de agosto de 2011

Guarda Municipal coloca 350 homens nos balneários do Verão 2011


Pelo menos 350 homens do efetivo da Guarda Municipal de Belém vão desembarcar nas praias de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Cotijuba neste verão. A chamada Operação Verão 2011 começa nesta sexta-feira (1º).
O efetivo será formado por servidores do serviço operacional, manutenção, administrativo, trânsito e tático, que serão distribuídos proporcionalmente nos balneários. Mosqueiro reúne a maior oferta porque tem a maior demanda: 250 homens. O restante vai para Outeiro, Icoaraci e Cotijuba.
A recomendação maior do comando da Guarda é prevenir ocorrências típicas da época, como condutores bêbados ao volante. A ordem é assegurar maior segurança aos veranistas.
A partir do dia primeiro de julho, os 350 homens já estarão a postos nos balneários. Em Mosqueiro, um quartel foi improvisado na Escola Municipal Donatila Alves, localizada à rua da Bateria. Icoaraci e Outeiro receberão, pelos menos, cada um, 15 homens, que vão se revezar por turnos. Já para Cotijuba ficou acertado seis guardas por turno.
Nos finais de semana, dias que concentram o maior fluxo de pessoas nas balneários, o efetivo é reforçado. “Nesses dias, de acordo com a demanda local, vamos aumentar o número de guardas por turno em cada distrito, dentro do número estipulado para a Operação, que é de 350 homens”, explicou o inspetor Serrão, chefe da Assessoria Técnica da GMB. Atenção especial será dada aos grandes eventos programados como, por exemplo, o tradicional triathlon e as corridas de Verão.
Outra preocupação da GMB é com a presença dos trios elétricos, sobretudo em Mosqueiro. A guarnição está preparada para evitar que os brincantes desses trios, autorizados pela Prefeitura de Belém, excedam na diversão. Qualquer tentativa de arrastão será rigorosamente combatida.
Uma das novidades deste ano, que vai assegurar mais segurança e tranquilidade aos banhistas, é a utilização de três cães farejadores da Guarda Municipal de Belém. Pontos estratégicos já foram definidos pelo Comando da Guarda e Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac) para posicionamento do reforço operacional nas orlas de Belém. Além disso, seis cães de guarda e proteção também serão utilizados durante a operação. O efetivo conta ainda com o apoio de 18 motocicletas e 12 viaturas.
 
Postado por PREZOTTO

GAPI DA GCM DE ARTUR NOGUEIRA PRENDE CASAL

GAPI DA GCM DE ARTUR NOGUEIRA PRENDE CASAL POR TRÁFICO DE DROGAS.29g de cocaina e 3g de crack.



Casal vendia drogas em lanchonete no Parque dos Trabalhadores, em Artur Nogueira
Riane Barbosa

A Polícia Civil, com o apoio da Guarda Municipal, de Artur Nogueira prendeu na noite da última terça-feira, dia 28, um casal por tráfico de drogas. Eles estavam com pelo menos 29g de cocaína e 3g de crack, prontos para venda. Os dois foram autuados em flagrante, às 22h30, em uma lanchonete, no Parque dos Trabalhadores.

A polícia vinha recebendo há um mês denúncias de que havia tráfico no local. O casal B.L.G., de 29 anos, e L.C.L., de 30 anos, que supostamente moravam juntos, eram proprietários da lanchonete e também usavam o ponto para a venda de drogas.
Em revista ao local foram encontrados além da droga, 90g de um pó branco desconhecido, que foi enviado para perícia, R$300 em dinheiro e cadernos com possíveis anotações das vendas. L.C.L. ainda escondia 12 pinos de cocaína na calcinha. B.L.G. já teve passagem pela polícia por furto e tinha acabado de sair da cadeia há dois meses.

Segundo os policiais, a droga vendida no local era fornecida pelos próprios traficantes do bairro. O casal foi preso em flagrante e pode pegar até oito anos de prisão por tráfico, associação para o tráfico e venda próximo de escola.

A mãe de um dos indiciados, que já trabalhou na lanchonete, afirma que a filha não permitia a entrada dela no local. “Ela não deixava mais eu ajudar eles. Acho que ela sabia que se eu desconfiasse de algo não ia aceitar e ia denunciar”, acredita a mãe. 


Fonte: GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE ARTUR NOGUEIRA